O Projeto de Extensão “Histologia na Escola”, realizado por professores e estudantes da Univiçosa, tem levado o conhecimento de histologia e a familiarização com o uso do microscópio em Escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Projeto de Extensão “Histologia na Escola” leva conhecimento de histologia para escolas de Ensino Fundamental e Médio
É pouco provável que você tenha tido acesso a um microscópio quando estava lá no Ensino Fundamental. Infelizmente, nossas escolas públicas e privadas, em sua maioria absoluta, não possuem microscópios para começar a ensinar aos estudantes a enxergar estruturas que não são vistas aos olhos nús.
Enxergar estruturas microscópicas, por mais que pareça ambíguo, ajuda a gente a entender como o mundo é gigante. Ao conseguir ver e entender a organização de um tecido do nosso corpo, compreendemos melhor a complexidade que existe em nós e ao nosso redor.
O projeto “Histologia na Escola” foi idealizado pelo Professor João Paulo Machado, dos cursos das ciências da saúde, mas tem a participação de outros professores, gestores e dos estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia, e visa levar o conhecimento de histologia e a familiarização com o uso do microscópio em escolas de Ensino Fundamental e Médio de Viçosa e região.
A primeira edição do projeto foi realizada em 2022, em parceria com os professores Arlanjo Bispo de Souza Marques e Kledna Portes Reis, na Escola Estadual José de Alencar, no Município de Machacalis, norte do Estado de Minas Gerais. Nesta edição, o próprio professor e diretor da Escola, o Arlanjo, submeteu um projeto ao Ministério de Educação e conseguiu seis novos microscópios para a escola. Na ocasião, o Laboratório de Histopatologia da Univiçosa forneceu as lâminas histológicas e a apostila didática.
Para escolas que não possuem tais equipamentos, as equipes da Univiçosa vão até as escolas e levam os microscópios, as lâminas histológicas, os corantes e uma apostila didática. Em 2023 o projeto contemplou a Escola Estadual Alice Loureiro e o Centro Educacional Coeducar, de Viçosa (MG). Foram desenvolvidas atividades com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e dos 1º e 2º anos do Ensino Médio, durante as aulas de Ciências ou até mesmo em horários extra-turnos, para os alunos interessados.
Segundo a graduanda Layza Aggata Lamin Batalha Vieira, do Curso de Enfermagem da Univiçosa, “foi uma experiência enriquecedora participar do projeto, pois o fato de levar o conhecimento que aprendi na graduação é importante para fixar melhor as matérias e também para ganhar experiência didática”. Segundo Igor Natalino Lucareli , acadêmico do do Curso de Medicina Veterinária, “o fato de ensinar algo novo para estudantes que estão nos passos iniciais é gratificante e ajuda no nosso aprendizado também”.
Nas escolas em que o projeto já começou a ser desenvolvido, os alunos responderam a um pequeno questionário, com o objetivo de verificar como foi a absorção de conhecimento. Segundo o Professor João Paulo, os resultados foram satisfatórios e mostram que os alunos conseguiram aprender não somente os nomes de algumas células ou estruturas, tais como hepatócitos, glomérulos e epiderme, mas também aprenderam os passos básicos para manusear um microscópio.
O Projeto está ativo e os alunos que têm interesse em participar, devem se inscrever através deste formulário.