Engenheiro Químico e Professor da UFV palestram para alunos da Engenharia Química da UNIVIÇOSA 

 

Publicado em 13 de maio de 2022

Na última terça feira (11), os alunos do nono período do curso de Engenharia Química da UNIVIÇOSA participaram de palestras dentro da disciplina de Projetos II.

O Engenheiro Químico, Romulo Fernando, formado pela Univerisdade Federal de Viçosa - UFV, discorreu sobre os desafios no desenvolvimento de projetos para a indústria alimentícia. Ele atua na área de consultoria do Laboratório Analysis (Viçosa-MG) e é responsável por elaborar e protocolar projetos, realizar visitas técnicas e implementar dentro das indústrias boas práticas de fabricação. Além disso é responsável técnico de algumas cervejarias como Wegas Bier, Cevejaria Löké, Black Donkey entre outras.

O Professor da UFV, Alexandre Fontes Pereira, apresentou as técnicas de produção das bebidas Hidromel e Vodca, que foram as escolhidas pelos grupos da turma de engenharia química da disciplina de Projetos II para desenvolvimento do projeto industrial. O Professor Alexandre é Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV e ministra disciplinas como Tecnologia de Bebidas, Ferramentas da Qualidade na Indústria de Alimentos, Instalações industriais, Operações unitárias, Produção de Bebidas, Tratamento de Resíduos, Projetos Agroindustriais, entre outras.

Além disso, é orientador do Programa de Mestrado Profissional e Mestrado Stricto Sensu em Engenharia Química da UFV nas linhas de pesquisa de Fermentações Industriais, Fermentação alcoólica aplicada à produção de bebidas, Produção e análises de etanol, Produção e controle de qualidade de bebidas, Produção de Biodiesel com Diferentes Fontes Lipídicas e Biotecnologia.

A inserção dessas palestras na disciplina teve como objetivo esclarecer dúvidas do processo produtivo e da implementação do projeto em escala industrial das bebidas escolhidas pelos grupos, além de voltar o foco da disciplina para todas as etapas que devem ser seguidas até a aprovação do projeto pelo órgão responsável.