Neste sábado (14), a Univiçosa, em parceria com a Secretaria de Saúde de Viçosa, realizou a Feira da Cidadania no Bairro Paraíso, a terceira deste semestre.
Foram mais de 200 atendimentos na comunidade
Alunos do curso de Medicina Veterinária, orientados pela Professora Ludmila Rodrigues Reis, orientaram a população sobre cuidados médico-veterinários e distribuíram panfletos sobre vermifugação, vacinação e raiva, além de promoverem conscientização sobre combate ao mosquito Aedes aegypti.
Fotos da Feira de Saúde e Cidadania do Paraíso
A Professora Svtlana Fialho Soria Galvarro orientou os alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química, que distribuíram sabão e amaciante feitos pelos acadêmicos a partir do óleo de cozinha usado. “Fazemos esse trabalho com a comunidade de Silvestre, arrecadando óleo usado de cozinha para evitar que esse material contamine o solo e a água. Com esse óleo, os estudantes fabricam o sabão ecológico para distribuir nas feiras. Também produzimos o amaciante caseiro, com produtos naturais, uma alternativa para a população”.
Acadêmicos dos cursos de Enfermagem e de Farmácia avaliaram pressão arterial e glicemia e deram orientações sobre saúde, coordenadas pelos professores Elenice Dias e Adriano Simões. A equipe da odontologia do município orientou a comunidade sobre higiene bucal e distribuiu pastas e escovas de dente.
Acadêmicos de Nutrição fizeram avaliações nutricionais, supervisionados pela Professora Simone Torres. O curso de Fisioterapia fez o diagnóstico postural da população em ações coordenadas pelo Professor Andrês Chiapeta.
A Professora Tereza Brandi e acadêmicos do nono período de Psicologia deram diversas orientações à comunidade sobre a importância da participação dos pais na educação dos filhos, aplicando um inventário e distribuindo cartilha explicativa. “Nós da equipe da Psicologia participamos da Feira da Cidadania para oferecer um espaço para a comunidade conhecer o nosso trabalho. A educação é tudo, e a família é a base”, relatou a Tereza Brandi. “A avaliação psicológica é para detectar a participação dos pais na educação dos filhos, dando orientações e distribuindo a cartilha. O Inventário de Estilos Parentais (IEP) avalia a participação dos pais na educação dos filhos em questões relacionadas a drogas, educação escolar, como se portar com limites”, exmplicou a acadêmica do curso Kátia Cruz.
O Secretário da Associação Comunitária do Paraíso, Marco Antônio Evangelista Cardoso, disse que a comunidade é muito carente em relação à saúde e que essas ações são importantes.
O Professor Marcelo Dias, Coordenador de Extensão do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Univiçosa (NUPEX), disse que essas ações são muito importantes porque permitem aos alunos um treinamento supervisionado pelos professores. Além disso, a comunidade tem contato maior com temas relacionados à preservação da saúde.
A próxima Feira da Cidadania será no dia 04 de junho na Cidade de Ervália.