A importância das aulas práticas no curso de Engenharia Química

 

Publicado em 21 de novembro de 2017

Fernanda Raquel Carvalho: Engenheira Química, Mestre em Agroquímica. Professora do curso de Engenharia Química da Univiçosa.

Mateus Tomaz Neves: Engenheiro Químico, Mestre em Agroquímica. Professor do curso de Engenharia Química da Univiçosa.

Tendo em vista a importância da realização de aulas práticas para fixação e aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, os alunos de Engenharia Química da Univiçosa têm a oportunidade de realizá-las nos diferentes períodos do curso.

Neste contexto, durante todo o segundo semestre de 2017, na disciplina Laboratório de Engenharia Química II, sob a supervisão do professor Mateus Tomaz Neves, os alunos que cursam o 8º período de Engenharia Química, realizaram práticas em módulos educacionais que simulam, com excelente aproximação, as operações unitárias, os reatores e os processos industriais.

Segundo a aluna Stéphani Caroline de Lana Arêdes, “para o curso de Engenharia Química, é de extrema importância a realização de aulas deste tipo, pois elas representam na prática o que devemos aprender como futuros profissionais. Os equipamentos utilizados e a aprendizagem das aulas nos laboratórios nos trazem muito conhecimento, pois nós não aprendemos apenas em sala de aula, mas sim fazemos e vemos como tudo deve acontecer”.

Os módulos utilizados foram adquiridos para compor o Laboratório de Engenharia Química, que conta com uma infraestrutura moderna e que tem como objetivo agregar conhecimento aos alunos, que têm a oportunidade de estabelecer melhor a relação entre a teoria e a prática.

De acordo com o aluno Henrico Feital Condé da Silva, “através das aulas práticas, os alunos conseguem sair do conceito um pouco abstrato (formação da imagem por meio da imaginação) das coisas que estudam em sala de aula, e passam a entender claramente como as coisas realmente ocorrem durante o processo estudado (formação visual das imagens)”.