A importância da comunicação na gestão estratégica de pessoas

 

Publicado em 13 de novembro de 2018

Sandra A. Saraiva Guimarães Libanio: Administradora. Professora em cursos de graduação e pós-graduação da Univiçosa.

A Gestão Estratégica de Pessoas tem um papel fundamental nas organizações tanto em um cenário de prosperidade econômica como em tempos de crise e desemprego, de retração e baixo crescimento da economia, onde as pressões por aumento da produtividade e diminuição de investimentos internos nas organizações, como se encontra o mercado profissional atual. Diante deste segundo cenário apresentado, como a Gestão Estratégica de Pessoas, dentro de uma perspectiva comportamental, conseguirá proporcionar uma motivação adequada aos seus colaboradores?

As pessoas possuem necessidades próprias e sonhos a serem realizados. De acordo com o seu desenvolvimento pessoal essas necessidades também evoluem, diferenciando-se daquelas no início da sua carreira profissional. Sabe-se que a comunicação que os líderes mantêm com as suas equipes é fundamental para que eles percebam o comprometimento de seus colaboradores, as suas necessidades, as suas competências técnicas e humanas, assim como as suas limitações. Diante disto, a organização poderá planejar o investimento em constante desenvolvimento pessoal e profissional, na busca da melhoria da autoestima de seus colaboradores e da otimização dos resultados de suas equipes, através de treinamentos eficazes e estimulando aqueles que investem em sua capacitação, por meio das gratificações especiais.

Uma comunicação adequada, onde as lideranças se mantenham sempre abertos ao diálogo com seus liderados, prontos a esclarecerem dúvidas, é fundamental para que a empresa transmita seus objetivos e metas. Por essa razão, deve-se trabalhar bem esse pilar, para que se desenvolva o sentimento de pertencimento à organização, que é um importante caminho para se chegar a resultados esperados.

Diante do reconhecimento do valor da comunicação de mão dupla, na Gestão Estratégica de Pessoas, é possível criar e incentivar a cultura do feedback e um trabalho em equipe de qualidade e em sinergia com as metas organizacionais.

Assim sendo, podemos concluir que o processo de comunicação dos líderes com os seus colaboradores, que se estabelece de forma efetiva e eficaz na organização, é um dos pilares mais importantes da Gestão Estratégica de Pessoas, pois está diretamente ligado à motivação adequada dos colaboradores e ao bom desempenho do trabalho em equipe, para que se alcance os objetivos organizacionais e pessoais.