SEMANA DO ENGENHEIRO QUÍMICO PROMOVE INTERAÇÃO COM PROFISSIONAIS DE GRANDES EMPRESAS

 

Publicado em 01 de outubro de 2020

A engenharia por detrás do desenvolvimento de volantes e dos Airbags. Palestrante Engenheira Química, Marina Ulisses da Silva.

Em comemoração ao Dia do Engenheiro Químico, o curso de Engenharia Química da Univiçosa promoveu a Semana do Engenheiro Químico. Um evento gratuito e aberto ao público externo. A intenção principal do evento foi mostrar as várias possibilidades de atuação dos engenheiros químicos, nas mais diversas áreas e promover uma maior interação entre os participantes e grandes empresas. Teve início no dia 21 de Setembro e término no dia 24 de Setembro. 

A abertura do evento ocorreu no dia 21 de setembro com a palestra: Como é ser Engenheiro Químico na Fiat Chrysler Automóveis? A palestrante foi a Engenheira Química (graduada pela Universidade Federal de Viçosa -UFV) e Mestre em Engenharia Mecânica (Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG), Marina Ulisses da Silva, que trabalha na área de Engenharia de Desenvolvimento de Produto e é Design Líder de Volante e Airbags na FCA - Fiat Chrysler Automóveis. Durante a palestra, foram apresentas várias possibilidades de atuação dos engenheiros químicos na indústria automobilística, bem como, a engenharia por detrás do desenvolvimento de volantes e, principalmente, dos airbags.

No dia 22 de setembro, a palestrante foi a Engenheira Química (graduada pela Universidade Federal de São João del- Rei - UFSJ), com MTA Gestão Industrial (Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR) e MBA Gestão de Projetos (Universidade de São Paulo -USP), Paula Maricele da Silva, com a temática: Como é ser Engenheiro Químico na Adecoagro? A palestrante é Gestora de Processos, responsável pela Produção de Etanol da empresa, e mostrou além do processo produtivo, a importância do desenvolvimento pessoal e da gestão de pessoas para os engenheiros químicos que trabalham nas indústrias.

O terceiro dia de comemoração, 23 de setembro, foi marcado por um bate-papo super produtivo com a nossa convidada Engenheira Química (graduada pela Universidade Federal de Viçosa -UFV) com MBA em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais -IBMEC e atua como Consultora de Inovação na Suzano SA, Dayana Mendes Louzada de Paula. Durante a conversa, foram apresentadas as diferentes áreas que ela havia trabalhado na Suzano, assim como, a importância de saber se comunicar e da postura durante um processo seletivo. Os participantes interagiram bastante com a convidada e tiraram todas as suas dúvidas.

Já no quarto e último dia, 24 de setembro, na programação contou com a presença da Engenheira Química (graduada pela Universidade Federal de Viçosa -UFV) e Especialista de 3rd Tier da Ambev, Lais Souza Penna. Também no formato de bate-papo, a convidada esclareceu as dúvidas dos participantes e falou como é trabalhar na Ambev, sua trajetória profissional e como foi para uma engenheira química trabalhar na área de logística de uma grande empresa.

Durante todo o evento, os participantes interagiram com as convidadas, tiraram suas dúvidas e puderam ter uma noção de como é atuar em uma grande empresa, das infinitas possibilidades de áreas de atuação dos engenheiros químicos e o tanto que as empresas estão valorizando a diversidade de pessoas e pensamentos.

 

Dia 1- Como é ser Engenheiro Químico na Fiat Chrysler Automóveis? Engenheira Química Marina Ulisses da Silva.  Como é ser Engenheiro Químico na Adecoagro? Engenheira Química Paula Maricele da Silva.Como é ser Engenheiro Químico na Suzano SA? Engenheira Química Dayana Mendes Louzada de Paula. Como é ser Engenheiro Químico na Ambev?Engenheira Química Lais Souza Penna.