<p>Cerca de 150 colaboradores marcaram presença na 3ª edição da Convenção</p>
Em mais um ano, a Convenção dos Colaboradores Técnico-administrativos aconteceu no último sábado (27) no Centro de Convenções da Univiçosa. A programação foi pensada para que o dia trouxesse novos conhecimentos, união e, sobretudo, entendimento do real significado da sigla VUCA – e de como pode ser aplicada na vida profissional.
Traduzido para o português, VUCA, que surgiu nos anos 90 em um contexto militar, faz referência à volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mundo dos negócios. Em outras palavras, refere-se à “adaptabilidade empresarial” que os trabalhadores precisam adquirir para se sair melhor e se organizar de uma maneira mais eficaz no ambiente de trabalho.
Portanto, como bem escreveu o site FNQ – Gestão para Transformação,“em um momento em que as tecnologias se renovam constantemente e os nossos hábitos de consumo se transformam a cada instante, as incertezas e a mudança se tornaram constantes no mercado, fazendo desse ambiente caótico, o “novo normal”. Ser capaz de se adaptar a esse ambiente e estar preparado para as mudanças que ele exigirá são características determinantes para manter um nível de competitividade e até de sobrevivência de mercado”.
A programação contou com 3 palestras, momento para apresentação cultural de cada equipe de colaboradores (foram divididos pelas cores azul, branco, amarelo e verde), apresentação dos resultados da Campanha de arrecadação de fralda e de leite para entidades de Viçosa (Lar dos Velhinhos e Centro de Educação Infantil São João Batista); além de um momento de descontração e de depoimentos com análise do dia de atividades. Dentre os depoimentos, Amanda Macedo, uma das colaboradoras, relatou que a Convenção é muito importante para unir os funcionários, para adquirir novos conhecimentos e para ter um momento como equipe.
A primeira palestra do dia foi do professor Sérgio Domingues, com a apresentação e explicação da sigla VUCA. A segunda foi com o coach Paulo Chequer, cujo tema foi “Desligando o piloto automático”. Por último, tivemos a palestra do educador físico Rodrigo Leite, com o tema “Mudança de hábito”.
Nas apresentações das equipes, cada uma teve que apresentar a bandeira e grito de guerra, além de um vídeo com a apresentação de cada membro. Depois, na apresentação cultural, cada equipe precisou apresentar uma situação referente a uma das palavras que compõem o VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade), apresentando situações “erradas”; do que não deve ser feito, e, depois, como contorná-las.
Por fim, os colaboradores tiveram um momento de descontração, de conversa e encerramento do dia.