Univiçosa oferece 11 cursos durante Semana do Fazendeiro

Os cursos foram oferecidos nas Unidades 1 e 3 e contaram com uma rica diversidade de temas

Publicado em 22 de julho de 2019

Ao longo da 90ª Semana do Fazendeiro, a Univiçosa ofereceu 11 cursos em suas Unidades. A Instituição apoiou o evento pelo 4º ano consecutivo.

No dia 15, primeiro dia de cursos, foram oferecidos os de “Manejo de filhotes de cães e gatos”, ministrado pela gestora do curso de Medicina Veterinária, Alessandra Sayegh Arreguy Silva; com foco no cuidados de recém-nascidos, vermifugação, vacinação, controle de ectoparasitas, noções gerais de alimentação e banho e cuidados com o ambiente. E também o curso de “Primeiros socorros em acidentes domésticos”, ministrado pelo Gestor do curso de Enfermagem, Leonardo Santana Rocha, que ensinou aos cursistas como prestar atendimento a pessoas com queimaduras, cortes, fraturas, convulsões, engasgos e hemorragias simples em ambiente domiciliar.

  

No dia 16 foi oferecido na Unidade 1, pela Professora Letícia Bergo Coelho Ferreira, o curso de “Criação Responsável de Pássaros”. O foco principal foi ensinar sobre a Legislação brasileira que regulamenta a criação de pássaros de canto e de estimação; manejo alimentar e higiênico-sanitário das principais espécies de pássaros de canto, porte e estimação criadas legalmente no Brasil.

 

Na quarta-feira, dia 17, foram oferecidos, também na Unidade 1, os seguintes cursos: “Banho e tosa higiênica em cães - Noções básicas”, ministrado pela médica veterinária Luciana Nasser e pela Kamila Monteiro, no UniPET, que treinou os cursistas para preparação do banho, corte de unhas, técnica para desembolar os pelos antes e após o banho, proteção dos ouvidos; tipos de pelos e os sabonetes, xampus e condicionadores indicados, banho passo a passo, etapas da secagem, técnicas para escovação do pelo e também como realizar a tosa higiênica.

Também foi oferecido o curso de “Como Cuidar da sua Coluna”, onde os cursistas foram orientados pelo professor Ramon Repolês a entender como é a coluna vertebral, as causas mais comuns de dor, quando ocorre uma crise aguda de dor, formas de tratamento e propostas de exercícios e orientação postural.

 

Já na quinta-feira (18), foram oferecidos cursos nas Unidades 1 e 3. Na Unidade 1 foram ministrados dois cursos, o primeiro de “Primeiros socorros em cães e gatos”, pela gestora do curso de Medicina Veterinária, Alessandra Sayegh Arreguy Silva, que tratou principalmente sobre materiais utilizados para primeiros socorros em cães e gatos, técnicas básicas de contenção animal; como diferenciar urgência de emergência e principais acidentes envolvendo cães e gatos.

O segundo curso foi oferecido pela professora Magna Corôa Lima, com o tema “Profilaxia e controle de mastite em cabras e ovelhas”. Foram abordadas as diferenças anatômicas e fisiológicas; os tipos de mastite, diferenças no diagnóstico e tratamento comparado às vacas, particularidades das espécies; e diferentes estratégias de profilaxia e controles nos sistemas de produção.

 

Enquanto isso, na Unidade 3, nossa Fazenda Escola, foi oferecido o curso de “Agricultura integrada e sustentável e manejo de recursos naturais”, ministrado pelo Professor Emílio Nieto. Os alunos aprenderam técnicas de produção agrícola integrada e sustentável; como gerir de forma responsável os recursos naturais; e como aprender com os danos da agricultura convencional.

Para o último dia da Semana do Fazendeiro, sexta feira, dia 19, foram ofertados os cursos de “Principais doenças da criação de ovinos e caprinos", ministrado pela professora Magna Corôa Lima. Abordou-se como é feito o diagnóstico, tratamento, profilaxia e controle das principais doenças de etiologia viral, bacteriana, parasitárias e metabólicas que acometem ovinos e caprinos. Além desse, tivemos o curso oferecido pelo professor Cristiano Cabral, de "Excel para o seu negócio" que ofereceu aos cursistas uma introdução à ferramenta; apresentação de fórmulas, criação de novas fórmulas e gráficos.

  

Mais uma vez a Fazenda Escola foi palco de um dos cursos do dia, dessa vez o "Técnicas para captação de água", ministrado pelo professor Emílio Nieto. Foram aprendidas técnicas utilizadas para captação de água; também houve a apresentação de unidade rural com a aplicação prática dessas técnicas.

Para o Diretor Administrativo-Financeiro da Univiçosa, Mateus Mendonça Vieira, é uma felicidade ter a instituição convidada pela quarta vez, pois a participação na Semana do Fazendeiro traz um reconhecimento grande para a atividade de extensão da Univiçosa: “Os cursos são muito bem avaliados e isso é muito bom. Todos os cursos ficam cheios e o retorno dos cursistas é muito positivo, o que, para nós, é motivo de muita satisfação."

Durante a semana, a Univiçosa também contou com um estande alocado em frente ao Edifício Arthur Bernardes, o Bernardão, que tinha um propósito bastante interativo e estava sempre repleto de visitantes. Oferecendo informações sobre a Faculdade, também possuía diversos jogos, distribuição de balões para crianças e outras atividades desenvolvidas por alunos e professores da Univiçosa.

Segundo o Diretor Geral da Univiçosa, professor Evaldo Zeferino Rodrigues, é motivo de orgulho apoiar mais uma vez a Semana do Fazendeiro. “Para nós, atividades de extensão, juntamente com o ensino e a pesquisa, compõem o cerne das instituições de ensino superior. Entendemos que a pluralidade dos saberes deve ser difundida a fim de que possamos contribuir de forma decisiva para a educação e popularização da ciência e tecnologia na sociedade."