Abertura da Exposição O Tempo Faz Acontecer reúne grandes nomes da história da Univiçosa e revive momentos marcantes  

Para dar início às visitações, a abertura da Exposição reuniu mais de 60 convidados em um evento que prometeu emoção, resgate de memórias e de histórias.

Publicado em 11 de março de 2020

Na primeira sexta-feira do mês de março, dia 6, a Abertura da Exposição O Tempo Faz Acontecer marcou mais um evento em comemoração aos 15 anos da Univiçosa e a transformação em Centro Universitário. 

Distribuída por seis áreas por todo o Centro de Convenções da Instituição, a Exposição traz fotos, registros, documentos, informações, vídeos, espaços lúdicos e interativos para que os visitantes possam emergir e resgatar aspectos importantes da constituição e estruturação da Univiçosa.

As áreas foram pensadas para contar toda a história de forma cronológica, para que mesmo quem não tenha muitas informações sobre a Univiçosa, possa ir embora da visita sabendo muito sobre nós: em relação às pessoas que arquitetaram, que construíram, às grandes produções internas e externas, o crescimento de toda a infraestrutura, o envolvimento com a comunidade e muito mais.

Durante a cerimônia de Abertura, o Presidente do Conselho da Mantenedora, professor Nelson Fernandes Maciel, relembrou os fatos de todo o processo de estruturação da Univiçosa. Além disso, aproveitou para agradecer a todos que contribuem com o oferecimento do ensino de excelência, que acreditam que a Univiçosa é uma grande realizadora de sonhos e transformadora de profissionais competentes, dedicados e éticos.

Presidente do Conselho da Mantenedora da Univiçosa, professor Nelson Fernandes Maciel, em discurso. 

O Reitor, professor Evaldo Zeferino Rodrigues, também deixou o seu discurso. Fez uma apresentação personalizada dos integrantes da comunidade acadêmica que estavam presentes para agradecê-los pelo trabalho e dedicação diária. O Professor relembrou da sua trajetória na Instituição, que teve início como estagiário e quando a Univiçosa ainda era apenas uma ideia no papel. “A primeira vez que estive aqui, não tinha nada. Com o passar do tempo, a Univiçosa foi tomando forma: foi tendo pavilhões de salas de aula, laboratórios, lanchonete, auditórios, Clínica Veterinária, Centro de Convenções e muito mais. Mas é necessário que nunca nos esqueçamos das pessoas que fazem parte desta história. Jamais seríamos um Centro Universitário se não fosse por pessoas”, conclui.

 

Representantes da Reitoria do Centro Universitário de Viçosa - Univiçosa e a mestre de cerimônia, colaboradora Ana Paula Abreu.

Depois da cerimônia, as portas foram abertas; marcando o início da visita guiada. Um folder explicativo foi distribuído para que todos pudessem ter ciência e um breve panorama do que encontrariam à frente. Assim que chegaram à primeira área, intitulada ‘Da Indumel à Univiçosa’, os visitantes tiveram acesso a fotos desde quando o terreno do Campus Sede ainda era ocupado pela antiga fábrica de melaço em pó até a estruturação da Univiçosa. Além disso, documentos importantes, como os primeiros registros dos convênios de estágio e os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), e objetos marcantes, como o primeiro uniforme e a máquina de escrever responsável pela confecção de muitos documentos e registros institucionais, também foram responsáveis por relembrar muitos acontecimentos.

Na segunda área, intitulada ‘Responsabilidade Social’, os convidados puderam conferir um dos principais pilares que pauta uma instituição de ensino: a extensão. Um varal de fotos com registros de projetos de extensão foi exposto para que os visitantes pudessem conferir as aulas, atividades e eventos realizados junto à comunidade. É de suma importância salientar que o envolvimento da Univiçosa em ações sociais é constante. Estes projetos permitem que o conhecimento desenvolvido entre os muros da Univiçosa alcance um número muito maior de pessoas, contribuindo para uma educação cada vez mais democrática e inclusiva. 

Varal de fotos de projetos de extensão

A terceira área, intitulada ‘CineUni’, onde é possível assistir minidocumentários que contam toda a história sob óticas diferentes, prometeu muita emoção. A visão dos idealizadores do sonho Univiçosa e da comunidade do entorno e região trouxeram aspectos muito importantes e essenciais aos convidados: a Instituição jamais cresceria tanto se não fosse formada por e para pessoas; as inovações e aprimoramentos constantes contribuem para a manutenção do ensino de excelência apresentado; os bairros do entorno expandiram no âmbito populacional, imobiliário, comercial e na geração de empregos.

Os minidocumentários exibidos no CineUni emocionaram e retomaram grandes aspectos da história da Instituição

‘Principal tesouro’ é a quarta área da Exposição, a qual promete valorizar cada aluno e colaborador que já fez parte desta história. Além das fotos de momentos marcantes, a área também é composta por um espaço lúdico com jogos da memória e por um mapa interativo produzido pelo curso de Engenharia de Computação. As primeiras monografias, os convites de todas as colações de grau e camisetas antigas expostas também trouxeram muitas memórias.

 ‘Eduque para a vida’, a quinta área, representa os cursos da graduação e da pós-graduação de uma maneira muito interativa e educativa. Os cursos da área de Humanas foram representados por documentos antigos, livros, registros das primeiras turmas e dos primeiros eventos, além de produções acadêmicas. Representados por equipamentos e instrumentos laboratoriais, os quais os graduandos utilizam durante as aulas práticas, e por produções em projetos internos, os visitantes puderam ter um panorama dos cursos da área de Saúde. Por fim, a área de Exatas também foi representada por equipamentos laboratoriais, mas também por produções marcantes, como impressões da impressora 3D confeccionada internamente, ponte de palitos capaz de suportar mais de 300 kg, produção de sabão ecológico, e muito mais.

O grande objetivo desta área é demonstrar a educação de excelência que a Univiçosa vem apresentando, assim como o envolvimento com os alunos e os principais motivos pelos quais tivemos o reconhecimento da excelência apresentada no ensino para transformação em Centro Universitário de Viçosa.

O mezanino do Centro de Convenções foi reservado para a exposição das campanhas, matérias jornalísticas e premiações. ‘Univiçosa na mídia’ é a área que mostra onde já estivemos com a imprensa, o que já conquistamos como empresa e a nossa interação nas redes sociais.

O evento é aberto a todo o público. O período das visitas se encerram na sexta-feira, dia 13 de março.

Quarta-feira (11 de março) - 9 às 12h e 15 às 21h
Quinta-feira (12 de março) - 9 às 12h e 15 às 21h
Sexta-feira (13 de março) - 9 às 12h e de 15 às 18h

Se a sua escola ou grupo deseja nos fazer uma visita, é possível agendar visitas guiadas especialmente para atendê-los da melhor forma possível. Para agendar, entre em contato pelo telefone 3899-8027 ou pelo e-mail cpires@univicosa.com.br.