CEJUSC promove evento na Semana da Cultura de Paz

 As atividades foram realizadas na Escola Estadual Santa Rita de Cássia.

Publicado em 23 de outubro de 2018

O CEJUSC da Comarca de Viçosa, em parceria com alunos da Univiçosa e da UFV, realizou, na última semana, um evento na Escola Estadual Santa Rita de Cássia. O evento abordou especialmente assuntos relacionados à Cultura de Paz, tendo como público alvo alunos do Ensino Médio.

Foram promovidos teatros com a temática da cultura de paz, mediação e comunicação não violenta; dinâmicas de jogos cooperativos; apresentação do grupo Rima Rica; apresentação de grupos de Forró, Maracatu e Cheerleader.

Além das apresentações, os alunos tiveram que desenvolver uma redação com o tema “#TransformAÇÃO SE NÃO EU, QUEM?”, e os primeiros colocados foram premiados. O estudante que ficou em primeiro lugar recebeu dois ingressos para o Cinema, além do livro “O Estudante”. O segundo colocado recebeu dois ingressos para o Cinema, além do livro “Os Miseráveis”. A entrega da premiação foi realizada pela Dra. Daniele Viana da Silva Vieira Lopes, juíza de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Viçosa. Na ocasião, aproveitou-se a oportunidade para homenagear a Diretora da escola e uma Professora em menção ao Dia do Professor. 

A Diretora da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, Maria Helena, relatou que a semana da Cultura de Paz e a presença do Judiciário na figura da magistrada fará a diferença para a Escola e para a comunidade ao redor. A Diretora salientou, ainda, que para os alunos é muito importante ter a presença da magistrada, já que a presença de uma figura de autoridade não é algo comum para eles.

  

Para realização deste evento, o CEJUSC contou com a parceria dos alunos do Projeto Themis da Universidade Federal de Viçosa e do Projeto ECA nas Escolas, dos alunos da nossa Instituição parceira Univiçosa.

No início do ano letivo, em reunião realizada pelo CEJUSC, ambos os projetos supracitados foram convidados para realizarmos uma parceria no Projeto da Mediação Escolar. Ao firmar a parceria, os envolvidos participaram de uma capacitação em mediação escolar realizada pelo Instrutor em Mediação e Servidor da Comarca, Eduardo Gonçalves Bastos e pela Mediadora e Assistente Jurídica do CEJUSC, Patrícia de Souza Faria Lima.

 

A parceria tem rendido resultados relevantes e positivos, uma vez que os envolvidos têm demonstrado comprometimento e alegria em proporcionar para as escolas a oportunidade de desenvolver a cultura de paz no ambiente escolar. Finalizamos a Semana com a certeza de que a semente foi plantada, agora vamos auxiliá-los a regar e render frutos que ultrapassem os muros da escola.