O Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor – oferece ações que visam disseminar e fortalecer a cultura empreendedora na Univiçosa com foco no processo de criação de novos negócios e desenvolvimento das habilidades empreendedoras.
Na noite da última quinta-feira (15) o Centro de Convenções foi espaço de debate, trocas e conhecimento adquirido: o Dia do Estudante Empreendedor, uma realização do UniNADE – Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor – que visa levar a cultura empreendedora para toda a comunidade acadêmica da Univiçosa. Para essa edição, o tema abordado foi “Empreendedorismo não escolhe as pessoas nem tem hora para acontecer - seja protagonista da sua história”.
As convidadas da noite foram a Dra. Erika Stancolovich, especialista em psicanálise e pesquisadora dos distúrbios emocionais, dos transtornos e distúrbios de aprendizagem e das práticas psicopedagógicas; Alessandra Alkimin, uma das propulsoras do movimento Empreendedorismo Rosa; Roberta Finamore, Psicóloga e Diretora Executiva da AGREGA Consultoria e a Juliana Bravo, empreendedora do ramo de semijoias e bijuterias.
São mulheres com histórias de sucesso que compartilharam, com mais de 300 presentes, suas experiências e os caminhos percorridos. O evento gratuito recebeu a presença de alunos de todos os cursos da Instituição.
O Evento
O membro do UniNADE, professor Guilherme Castanheira, abriu a noite apresentando as convidadas e frisando a importância de discutir assuntos tão atuais com os alunos, futuros profissionais de diversas áreas: “O potencial empreendedor está adormecido dentro de cada um de nós, temos que despertá-lo”.
A convidada Alessandra Alkimin, iniciou a noite contando mais sobre sua trajetória como cofundadora da plataforma Mulheres do Futuro e da startup ADDHERE e presidente do Conselho Mulher Empreendedora ACMinas. Em sua fala, Alessandra destacou: ”Empreender é isso, não desistir de seus sonhos. É acreditar que tudo é possível. O mundo está cheio de oportunidades, e o que devemos fazer é enxergá-las quando só se fala em crise. É ver além, identificar essas lacunas e saber preenchê-las”.
Em seguida, a palavra foi dada a convidada Juliana Bravo, empreendedora do ramo de semijoias e bijuterias. Assim como muitos empreendedores, Juliana também começou a empreender motivada por sonhos: “Espero que, ao compartilhar a minha história, eu possa motivar os alunos a pensar a partir de uma visão empreendedora. A partir do momento em que divido com eles todos os desafiados aos quais passei para chegar onde estou hoje, é uma forma de encorajá-los a irem além”.
No terceiro momento conhecemos a história da Psicóloga graduada pela Univiçosa, Roberta Finamore, Diretora-executiva da AGREGA Gestão de Pessoas e Presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Viçosa. Em sua fala, Roberta trouxe uma espécie de linha de tempo contando detalhes sobre a consolidação de sua carreira de sucesso: “Em nosso bate-papo, vamos refletir junto a esses alunos acerca do que é ser, de fato, empreendedor, quais são as atitudes necessárias para se embrenhar no empreendedorismo e ter sucesso. A dica maior que quero deixar hoje é para que eles não tenham medo, que se arrisquem e sempre acreditem em seu potencial. Precisamos aprender a pensar pequeno, dar o primeiro passo e seguir firme em nossas escolhas”.
Para encerrar a noite de bate-papo a Dra. Erika Stancolovich, especialista em resiliência empreendedora, destacou em sua fala que nos dias de hoje, é praticamente impossível não se sentir pertencente à cultura empreendedora: “Posso dizer que empreendedorismo é questão de vida e não somente de criar um CNPJ. Quando tratamos desse assunto dentro de instituições educacionais, estamos levando o aluno a “sair fora da caixa”, para que ela possa enxergar a realidade a qual está inserido e fazê-lo pensar em possibilidades e ir além. O empreendedorismo nos convida a ser protagonista de nossas vidas”.
A Gestora do curso de Administração, professora Daiane Freitas, é membro do UniNADE e ressaltou em sua fala: “Estamos aqui hoje comemorando o Dia do Estudante, celebrado no último dia 11 de agosto, com a proposta de trazer a educação empreendedora para a Univiçosa. Temos a expectativa de que nossos alunos, ao terem contato com histórias de vida inspiradoras de mulheres que se destacam no segmento do empreendedorismo, possam ser os verdadeiros protagonistas de suas histórias”.