Com palestra magna, apresentação cultural e homenagens, Univiçosa abre o II Congresso de Educação, Ciência e Tecnologia

A abertura aconteceu na noite desta segunda-feira (27). As atividades do Congresso vão até quinta-feira (30).

Publicado em 31 de maio de 2019

Com o objetivo de buscar amplo debate sobre temas de relevância para os cursos de graduação, por meio de palestras, mesas redondas, simpósios, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, e muito mais, a Univiçosa está promovendo o II Congresso de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na noite desta segunda-feira (27), o Diretor Geral, professor Evaldo Zeferino Rodrigues, oficializou a abertura do Congresso perante membros da comunidade acadêmica e congressistas. Segundo o Diretor, devido ao sucesso do I Congresso, as expectativas para esta segunda edição estão altas. "É com muita alegria que iniciamos nosso II Congresso de Educação, Ciência e Tecnologia e as nossas expectativas são melhores possíveis. Tivemos um grande índice de inscrições, assim como na edição passada. Ver todas essas pessoas, durante 4 dias movimentando a Instituição, nos enche de orgulho. É a Univiçosa crescendo em quantidade e qualidade, é sucesso total."

  

Ainda durante a abertura, o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Unidade 1, professor Rogério Pinto, procedeu a entrega da Medalha de Mérito Acadêmico. Foram homenageados o professor do curso de Medicina Veterinária, Adriano França da Cunha; a professora do curso de Farmácia, Adriane Jane Franco e o ex-professor da Psicologia, Nelimar Ribeiro de Castro. As medalhas foram entregues em reconhecimento pela prestimosa contribuição para atividades pedagógico-científicas dos alunos dentro do Simpósio de Produção Acadêmica (SIMPAC). Também neste momento da abertura, o laboratorista Sylvio Miguel recebeu uma homenagem em reconhecimento aos 14 anos dedicados à Univiçosa nos âmbitos da pesquisa e do ensino. Sylvio Miguel, o "Sr. Sylvio", contribuiu para a formação acadêmica em instituições como Univiçosa, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Minas Gerais, ao longo de mais de 75 anos de profissão. Atualmente com 95 anos, o Sr. Sylvio dá nome ao Comitê de Ética com Uso de Seres Humanos da Univiçosa e sempre fará parte do corpo de colaboradores da Instituição.

  

Após as homenagens, o Centro de Convenções da Univiçosa foi contagiado por uma atmosfera de muita emoção com a apresentação cultural “Contemporânea sobre Rodas”. A bailarina Fer Soares, que faz parte do projeto desde 2017, e o dançarino Vini Monteiro**, que é professor do projeto "Contemporâneo sobre Rodas", fizeram uma belíssima apresentação e foram aplaudidos de pé por congressistas e toda comunidade acadêmica presente. 

  

Para fechar, de maneira excepcional, a abertura do II Congresso de Educação, Ciência e Tecnologia, aconteceu a palestra magna "Carreira com Propósito", proferida pelo palestrante Felipe Rigoni*. O primeiro parlamentar cego do país falou sobre sua trajetória profissional e pessoal e de como a determinação foi fundamental para alcançar seus objetivos. Felipe Rigoni mostrou que a vida definitivamente não é feita de "se". 

  

*Felipe Rigoni nasceu em Linhares, Espírito Santo. Aos 15 anos perdeu a visão. Decidiu seguir em frente e encarar a vida. Graduou-se em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Ouro Preto, participou do Movimento Empresa Júnior e foi presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Trabalhou com coaching e desenvolvimento humano. Cursou mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Oxford. Lançou o Movimento Acredito no estado do espirito santo em setembro de 2017 e em 2018 foi eleito Deputado Federal pelo estado; o primeiro parlamentar cego do país. Para nos mostrar que definitivamente “a vida não é feita de se”, com vocês, Felipe Rigoni.

**Vini Monteiro é graduado em Dança pela UFV, especializando em Docência no Instituto Federal Sudeste de Minas, é bailarino da Cia de Dança Neparc. Já se apresentou em Portugal e em diversos estados do Brasil. É professor do projeto de extensão "Contemporâneo sobre Rodas". Fer Soares é bailarina do projeto "Contemporâneo sobre Rodas" desde 2017, já se apresentou em eventos no Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais.