Funcionário da Univiçosa compõe equipe de Brigada Animal que atua em Brumadinho

O Médico Veterinário do Hospital Veterinário da Univiçosa, Thauan Carraro de Barros, participa das ações da equipe da Brigada Animal que atua na cidade de Brumadinho, após o rompimento da Barragem 1 da Mina de Córrego do Feijão.

Publicado em 12 de fevereiro de 2019

A equipe coordenada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária - MG é composta por veterinários, auxiliares e bombeiros civis, todos selecionados por possuírem experiência em resgate de animais em situações de desastres ambientais. A maior parte destes brigadistas atuou em desastres como em Nova Friburgo, Mariana, Rio Casca e, agora, em Brumadinho.

 De acordo com o médico veterinário, Thauan Carraro de Barros, a principal função da Brigada Animal nessas situações é resgatar animais atolados nas áreas quentes, alimentar e transportar animais ilhados e recolher animais em áreas de risco ou em propriedades/casas atingidas pela catástrofe.

Ainda de acordo com o membro da Brigada Animal que atua em Brumadinho, mesmo chegando ao local atingido no dia do desastre, a equipe só inicia a ação com autorização da Defesa Civil e forças policiais, uma vez que podem existir riscos iminentes de novos desastres.

  

Como é a atuação da Brigada

Os animais resgatados recebem o primeiro atendimento, o atendimento emergencial, ainda no local. Em seguida são transportados para os pontos de apoio ou fazendas de acolhimento, onde passam por triagem e são encaminhados para hotéis ou clinicas/hospitais veterinários credenciados à Brigada Animal. Posteriormente, esse animal fica sobre os cuidados da mineradora até que sejam reintroduzidos em seus lares. Caso os tutores não sejam localizados dentro de um período de tempo pré-determinado, o animal é castrado e encaminhado à adoção.

 

 

Os animais que permanecem sob responsabilidade de seus tutores são vermifugados, alimentados e os tutores recebem orientações veterinárias acerca dos cuidados alimentares, manejo e observação de possíveis alterações que esses animais podem apresentar.

A situação dos animais em Brumadinho

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária - MG, mais de 350 animais já foram assistidos pela Brigada Animal em Brumadinho.

Segundo o médico veterinário Thauan Carraro de Barros, os animais resgatados atolados na lama foram estabilizados no local com fluidoterapia, curativos e analgesia, quando necessário. Os atendimentos tiveram sequência nos locais para onde os animais foram encaminhados, assim como os que foram resgatados em casas evacuadas pelos proprietários.

 

 

Nesta semana, os centros de acolhimento estão passando por ajustes a fim de melhorar as condições de abrigo desses animais. Além disso, um hospital de campanha também está sendo finalizado para dar suporte a esses animais.

O trabalho da equipe da Brigada Animal, neste momento, se concentra em cercar a área da lama para evitar que os animais atolem novamente, cuidar dos animais abrigados e prestar atendimento médico veterinário à população atingida.