A professora Cristiane Aparecida Lana, do Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) teve dois capítulos de livros aprovados para apresentação no prestigiado XXIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) 2024, que ocorrerá em Brasília, DF dos dias 7 a 11 de outubro. Um dos capítulos foi elaborado em colaboração com a professora Sandra Rodrigues, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os capítulos apresentam metodologias inovadoras de ensino, desenvolvidas e aplicadas nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Engenharia de Computação (ECO) e Administração (ADM) da Univiçosa.
O primeiro capítulo, GERSI, foi desenvolvido pela professora Cristiane Aparecida Lana e aborda uma prática integrativa e centrada no usuário. A metodologia tem sido aplicada em disciplinas como Gestão de Projetos e Design de Interação na Univiçosa, envolvendo o desenvolvimento de planos de projeto baseados em demandas reais, gerenciados pelo método ágil Scrum, e supervisionados pelos docentes. A abordagem GERSI promove a cooperação entre diversas áreas, utilizando métodos colaborativos e interdisciplinares, desde a identificação de demandas, passando pela prototipação, até a finalização dos projetos.
A validação da GERSI ocorre em três fases principais: avaliação das sprints, rodada de negócios, e avaliação prática com o uso do Instructional Materials Motivation Survey (IMMS). A metodologia prepara os estudantes para enfrentar os desafios do mercado, desenvolvendo tanto hard skills quanto soft skills, com foco no desenvolvimento de soluções centradas no usuário. Além disso, o capítulo explora como a GERSI pode contribuir para a curricularização da extensão, fortalecendo a conexão entre a universidade e a sociedade.
O segundo capítulo, intitulado SimLab, apresenta uma abordagem de simulação empresarial desenvolvida pela professora Cristiane Aparecida Lana e refinada em colaboração com a professora Sandra Rodrigues. A SimLab é aplicada nas disciplinas dos cursos de ADS e ECO para preparar os alunos para o mercado de trabalho construindo ferramentas intuitivas e acessíveis. Entre as atividades está a simulação do ambiente de trabalho real por meio de sprints, desde a formação de equipes até a prototipação de interfaces. A prática integra conhecimentos teóricos e práticos, promovendo habilidades técnicas e interpessoais.
A avaliação da SimLab é dividida em três etapas: qualidade técnica, apresentação de pitch, e avaliação da prática educativa. A abordagem destaca a importância da comunicação eficaz, flexibilidade no gerenciamento de projetos e cumprimento de prazos. O capítulo também discute o impacto da SimLab na curricularização da extensão, ampliando as oportunidades de aprendizado e a relação entre a universidade e a comunidade.
Ambos os capítulos farão parte de um livro sobre práticas de ensino em IHC, que será publicado em breve. Além disso, está previsto o lançamento de um site que disponibilizará informações detalhadas sobre essas metodologias e suas aplicações. Essas iniciativas são uma grande conquista para as docentes envolvidas e um importante reconhecimento das práticas inovadoras desenvolvidas na Univiçosa.
Parabenizamos as professoras Cristiane Aparecida Lana e Sandra Rodrigues pela aprovação dos capítulos e por representarem suas instituições em um evento de destaque como o IHC 2024!