Participantes destacam a importância das atividades extensionistas para a formação acadêmica e o impacto positivo na comunidade.
No dia 02 de julho, a Univiçosa realizou sua Primeira Mostra de Extensão, um evento que reuniu mais de 630 pessoas, incluindo alunos, professores, autoridades acadêmicas e representantes da comunidade externa, para apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de graduação. O objetivo foi evidenciar os trabalhos realizados nas disciplinas que possuem uma parte de extensão curricular e destacar os benefícios dessas atividades para a sociedade.
O evento contou com a participação do Reitor Evaldo Zeferino Rodrigues, dos Pró-reitores Mateus Mendonça Vieira (Administração) e Cristiane Sampaio Fonseca (Acadêmico), além de diversos representantes de empresas e de várias comunidades que colaboraram com os projetos extensionistas. A professora Cristiane Sampaio Fonseca explicou que a mostra visa divulgar todas as atividades realizadas pelos alunos junto à comunidade e destacar a importância do trabalho conjunto entre a instituição de ensino e a sociedade.
“Nós quisemos mostrar para toda a comunidade da Univiçosa e para a comunidade externa quais atividades foram realizadas, quais foram os benefícios dessas atividades e o tanto que é importante o trabalho conjunto da instituição de ensino em desenvolver atividades em benefício da comunidade”, destacou a professora Cristiane.
A Primeira Mostra de Extensão da Univiçosa evidenciou a relevância das atividades de extensão que acontecem dentro das disciplinas do curso, diferenciando-se das atividades extracurriculares. Além de celebrar os projetos desenvolvidos, o evento buscou aumentar a visibilidade e a conscientização sobre a importância das atividades extensionistas para a formação acadêmica e o impacto positivo na comunidade. Com o sucesso da primeira edição, a Univiçosa já planeja a próxima mostra de extensão para o final do segundo semestre, buscando aprimorar o evento e continuar fortalecendo a integração entre a academia e a sociedade.
“Nossa proposta é que todo fim de semestre a gente realize esse evento, e cada vez mais vamos aprimorando para que toda a comunidade conheça a importância do serviço de extensão e o trabalho que a Univiçosa faz com a comunidade”, concluiu a professora Cristiane.
A aluna e participante da Mostra, Hariadiny, compartilhou sua experiência: "Para mim, poder ter participado do atendimento fisioterapêutico à geronto foi uma experiência muito marcante, afinal foi o meu primeiro contato com o paciente dentro da faculdade, além de também ter sido o meu primeiro paciente como profissional. Durante esse período que estivemos juntas, a gente acaba criando um laço de empatia, carinho e amor com os pacientes, e pra mim e a Letícia não foi diferente. Poder chegar todos os dias e fazer a diferença para a vida de alguém foi muito gratificante. Poder ouvir da filha que estava conseguindo realizar algumas atividades não teve preço nenhum. Então essa amostra foi tão importante porque vimos que realmente fizemos uma diferença na vida da nossa paciente, assim como ela fez na nossa. Uma palavra que ela me disse durante a amostra que fez uma diferença enorme e que irei levar para mim foi: 'Vocês curam pessoas com o toque das suas mãos.'"
O gestor do curso de Psicologia, Bruno Crury, também comentou sobre o sucesso da mostra: “A mostra de extensão da Univiçosa foi um sucesso porque ela engloba vários pontos positivos. O principal, para mim, é que o aluno entenda o que é a extensão, junto com o ensino e a pesquisa, que formam o tripé básico de qualquer instituição de ensino. Então, através de uma mostra, o aluno que praticou, executou e os que ainda não fizeram a disciplina poderem entender o que é a extensão, é de extrema utilidade. A gente tem os benefícios para as pessoas, para as comunidades atendidas, que também é um ponto extremamente importante. E o nome da Univiçosa também sendo levado à Viçosa e região, com a prestação de serviço que foca muito no cuidado e atenção com as pessoas aqui da cidade que estão próximas a nós. Então, que venham muitas mostras, porque essa sim já foi um sucesso.”
A Primeira Mostra de Extensão da Univiçosa marcou um passo importante na valorização e divulgação das atividades extensionistas, reforçando o compromisso da instituição em proporcionar uma formação acadêmica que vai além da sala de aula e contribui significativamente para o desenvolvimento social e comunitário.