A visita permitiu verificar <em>in loco</em> as ações que têm sido realizadas no intuito de recuperar/reparar os danos causados por um acidente ambiental de grandes proporções
Os alunos da Engenharia Ambiental (1º, 3º, 7º e 9º períodos) visitaram a sede da Fundação Renova e algumas áreas em recuperação pela mesma na Bacia do Rio Doce em Mariana/MG. A visita aconteceu no dia 08.
A Fundação Renova foi instituída a partir da assinatura do Termo de Transição e Ajustamento de Conduta – TTAC, criado após o rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco em 05/11/2015. O objetivo da fundação é a recuperação socioambiental das áreas atingidas pelos rejeitos vazados da barragem.
Durante a visita realizada à sede da Fundação Renova, foi apresentado o motivo pelo qual a instituição existe, os trabalhos realizados através dos seus diversos programas socioambientais, os desafios e dificuldades apresentadas na condução de um processo de recuperação tão complexo e sem precedentes no Brasil e, ainda, os avanços que foram obtidos até o momento.
Durante a visita de campo, na região do distrito de Paracatu de Baixo, foi possível observar, na prática, as técnicas empregadas para recuperação de áreas, atividades estas vinculadas ao programa de revegetação da Fundação (Setor de Operações Agroflorestais). Especificamente, constataram-se as técnicas de bioengenharia empregadas para recuperação de drenagens e proteção de solo exposto, além de testes realizados com diferentes tipos de espécies e modelos de restauração florestal, voltados para a revegetação das áreas afetadas pelo evento.
A visita permitiu verificar in loco as ações que têm sido realizadas no intuito de recuperar/reparar os danos causados por um acidente ambiental de grandes proporções, proporcionando aos estudantes contato direto com atividades que pertencem ao escopo da atuação de um Engenheiro Ambiental.