O processo de fabricação do papel reciclado a partir dessa matéria-prima da fibra da bananeira é um processo delicado e que consiste de várias etapas longas.
Alunas que compõem o projeto do papel reciclado
O Grupo de Estudo em Engenharia Química iniciou a produção de papel reciclado a partir da fibra de bananeira. Esse é o projeto desenvolvido este semestre pelo Grupo de Estudo composto pelas alunas Rayssa Gomes Alves, Ana Luiza Barbosa, Isabela Bicalho, Lidiany de Catro Rogério, Ellen Ferro. O grupo é coordenado pela professora Svetlana Fialho Soria Galvarro e conta também com a orientação e apoio das professoras Lidiane Faria, Skarllet Toledo e Raquel Maduro, além da Gestora do curso, Professora Daniella Sette.
O processo de fabricação do papel reciclado a partir dessa matéria-prima da fibra da bananeira é um processo delicado e que consiste de várias etapas longas como, por exemplo, o cozimento da fibra, que pode levar até 5h. Por isso, as alunas dividiram em 2 dias o processo de fabricação, e já realizaram 2 testes. “No primeiro teste, o papel reciclado obtido ficou bom, porém ainda com as fibras bastante grandes e um pouco mais escuro que o normal. Já no segundo teste, no qual foram estudadas possíveis melhorias, obteve-se um resultado superior ao primeiro, pois o papel reciclado teve um aspecto muito mais claro e uniforme”, explica a Professora Svetlana Fialho.
Nas próximas semanas, o Grupo de Estudo em Engenharia Química pesquisará novas alternativas para um melhor clareamento do papel reciclado e formas de obter uma fibra mais fina para que, assim, seja obtido um papel de melhor qualidade.