Visitas técnicas ao CTE-UFMG, CREFITO-4 e Hospital Sarah Kubitschek proporcionam experiências enriquecedoras e ampliam horizontes profissionais dos estudantes, destacando a importância da interação com profissionais renomados e ambientes de referência na área durante a graduação.
Alunos de Fisioterapia da Univiçosa têm imersão única em centros de excelência em Belo Horizonte
Na última quarta-feira (8), os alunos do 5º período do curso de Fisioterapia da Univiçosa realizaram uma visita técnica ao Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE) e ao Hospital Sarah Kubitschek, localizado em Belo Horizonte, acompanhados pelo professor Andrês Chiapeta.
Durante toda a visita, foi notável a presença dedicada da representante do CREFITO Jovem, Lívia Lazzarotto, que organizou cada detalhe da viagem ao lado da Gestora do curso, Sílvia Morais.
Lívia também acompanhou a turma da Univiçosa para um encontro com o Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região - MG (CREFITO-4), Dr. Anderson Coelho. Essa experiência foi enriquecedora e proporcionou aos estudantes uma oportunidade de proximidade e interação com o representante do Conselho, que tem como objetivo maior a busca pelo reconhecimento e valorização do profissional fisioterapeuta.
No CTE-UFMG, os alunos tiveram contato com atletas olímpicos e paralímpicos e puderam conhecer um pouco de suas rotinas, desde a preparação física até a reabilitação. A visita foi acompanhada pela fisioterapeuta do CTE, Paula de Faria, que explicou como é a atuação da fisioterapia em atletas de alto rendimento.
O aluno Iarle Vieira acredita que esse tipo de experiência durante o período da graduação é fundamental para expandir e complementar os conhecimentos adquiridos durante as aulas, além de proporcionar novas possibilidades de profissionalização futura, como o programa de pós-graduação presente no Centro de Treinamento Esportivo.
No Hospital Sarah Kubitschek, os alunos foram recebidos pela fisioterapeuta Cintia Ramos, que ministrou uma palestra inicial sobre a metodologia utilizada pelos profissionais que atuam na Rede Sarah de todo país e, depois, conduziu os presentes pelos setores do hospital, como os leitos, a sala de artes, salas de recreação, sala de pedagogia, centro cirúrgico, etc. Nos centros de reabilitação, os estudantes puderam observar os vários atendimentos fisioterapêuticos nas mais diversas áreas de atuação profissional ofertadas pelo Hospital.
Segundo a estudante Bianca Mabiny, esta visita foi importante para ampliar a visão que ela tinha das áreas de atuação do profissional fisioterapeuta e serviu como um incentivo para ela se interessar ainda mais pela área da reabilitação neurológica, área trabalhada no Hospital.
Atividades como estas colocam os alunos em proximidade com profissionais e centros de reabilitação de excelência, onde cada membro de uma equipe multidisciplinar tem sua importância e contribuição no processo de prevenção, promoção e reabilitação de seus pacientes e atletas, contribuindo assim para a formação acadêmica completa!
Confira as fotos das visitas, clicando aqui!