Por ser uma disciplina de certa complexidade no curso de Engenharia e relativo alto índice de reprovação, reforço a importância do programa de monitoria
Fonte: Klinger S. Rezende.
Klinger S. Rezende: Engenheiro Civil, Mestre em Geotecnia. Professor de Mecânica dos Solos e Mecânica dos Solos Avançada, Materiais de Construção Civil e Barragens
Desde 2015, o rendimento dos estudantes da disciplina ECV110 – Mecânica dos Solos Avançada do curso de Engenharia Civil da Univiçosa, vem sendo acompanhado, a fim de se comparar o índice de aprovação geral (apresentado no gráfico com a letra G) e este mesmo índice para aqueles frequentes ao programa de monitoria ministrada pelo ex-aluno Vinícius Lima nos dois últimos anos, atual mestrando em Geotecnia na Universidade Federal de Viçosa. No gráfico, a porcentagem de aprovação destes frequentes é representada pela letra F.
Como observado no gráfico, em 2015 a aprovação média geral foi de 65%, enquanto para os frequentes nas monitorias a aprovação foi de 84,6%. Em 2016, 57% de aprovação média geral e 70% de aprovação para os frequentes no programa. Calculando-se uma média para estes índices de 2015 e 2016, chega-se às aprovações de 61% para as turmas em geral e 77,3% para aqueles frequentes nas monitorias.
Por ser uma disciplina de certa complexidade no curso de Engenharia e relativo alto índice de reprovação, reforço a importância do programa de monitoria. Outras disciplinas também merecem destaque como Cálculos e Físicas, além de Resistência de Materiais I e II. A importância que a faculdade, junto ao Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) dão ao programa, sempre incentivando e apoiando os estudantes a se interessarem a frequentar e também a lecionar as monitorias.