Câmara Municipal homenageia a UNIVIÇOSA pelos 15 anos de excelência e transformação em Centro Universitário de Viçosa!

 

Publicado em 22 de dezembro de 2020

Presidente da UNIVIÇOSA, professor Nelson Fernandes Maciel, recebendo Placa de Homenagem das mãos do Vereador Geraldo Luís Andrade

A Câmara Municipal de Viçosa homenageia a UNIVIÇOSA pelos 15 anos de existência e pela nova etapa alcançada em sua jornada de sucesso no ensino de qualidade, que foi a transformação em Centro Universitário de Viçosa - UNIVIÇOSA. A Câmara Municipal homenageou, também, três colaboradoras da Instituição; Professora Mirella Gonçalves, representando o corpo docente da UNIVIÇOSA, a colaboradora Tereza Cristina, que representa o corpo técnico-administrativo da Instituição, e a ex-colaboradora, Joana D’arc, que representa todos os ex-colaboradores da UNIVIÇOSA.

Através do requerimento de autoria do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão), tendo como coautores os vereadores Antônio Elias Cardoso, Presidente da Casa Legislativa, Arlindo Antônio Carneiro (Montanha), Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) e Paulo Sérgio (Toti), o legislativo de Viçosa entregou placa comemorativa à UNIVIÇOSA por todo trabalho desenvolvido no município e região ao longo desses 15 anos, além, é claro, de sua transformação em Centro Universitário de Viçosa - UNIVIÇOSA.

Além de oferecer cursos de nível superior, que regem várias áreas do conhecimento, a Instituição de ensino promove múltiplas iniciativas de cunho social, contribuindo efetivamente para a transformação de nossa sociedade.

Professor Nelson Fernandes Maciel, Presidente da UNIVIÇOSA, e as colaboradoras da Instituição, Tereza Cristina, Mirella Gonçalves e, a ex-colaboradora, Joana D’Arc de Morais, receberam a homenagem prestada pela Câmara Municipal de Viçosa.

Durante o evento, o Presidente da Instituição, professor Nelson Fernandes Maciel, recebeu a placa representando a entidade e as colaboradoras, e declarou: “É com muita alegria que venho aqui na condição de Presidente da UNIVIÇOSA para receber essa homenagem. Desde as primeiras reuniões que culminaram na criação da Instituição, eu estava presente, inclusive muitas delas eram promovidas em minha sala”, afirmou.

O Presidente ainda reitera que; “Sempre tive em mente que uma faculdade não se faz com dinheiro, se faz com pessoas! A primeira ideia foi montar o curso de Medicina Veterinária, além de outros cursos da área da Saúde. Com isso, convidamos médicos, empresários e profissionais que já tinham experiência em gestão acadêmica para fazer parte desse grupo, que viriam a se tornar os Mantenedores da UNIVIÇOSA”.

“Começamos a pensar na realização de uma Instituição que fosse criada para ser um sucesso! E o que fizemos? Visitamos mais de 20 faculdades do interior do Brasil, que tinham as mesmas características da UNIVIÇOSA. E buscamos informações dessas faculdades, o que funcionava ou não funcionava, para que pudéssemos criar uma Instituição de forma acertada! A base da criação, acertada, é o que estabelece o seu sucesso futuro, e hoje, nos orgulhamos em ser o Centro Universitário de Viçosa - UNIVIÇOSA, uma referência para toda a nossa região”, conta professor Nelson Maciel. 

O professor Nelson Maciel ainda reitera a importância de uma Instituição ter sua sustentabilidade financeira; “Quando falamos em faculdade, a nobreza do Trabalho, do Ensino e da Formação de Cidadãos, pode parecer incompatível, mas a faculdade tem que ter sustentabilidade financeira, sim! É através de sua sustentabilidade financeira, que conseguimos a qualidade. Um princípio que não abrimos mão, a qualidade de nosso aluno, dentro do máximo de nossa capacidade. E para isso, temos que ter sustentabilidade financeira”, finaliza.

Além das felicitações pelos 15 anos da UNIVIÇOSA e sua transformação em Centro Universitário, três colaboradoras da Instituição também receberam homenagem por parte da Câmara Municipal.  Tereza Cristina, que trabalha na Instituição há 15 anos, e está representando todo o corpo técnico-administrativo da Instituição, comemora a homenagem recebida; “Fiquei extremamente honrada e feliz por tudo que essa instituição representa para mim, profissional e pessoalmente!”.

Tereza Cristina teve a oportunidade de ver a Instituição nascer e se desenvolver ao longo dos últimos 15 anos, “o que me vem à mente, nesse momento difícil que estamos passando enquanto coletividade é uma imensa gratidão por estarmos aqui, juntos e com saúde, e um desejo de que assim continuemos e que a UNIVIÇOSA continue sua trilha de sucesso!”, afirma a colaboradora.

Também homenageada, a ex-colaboradora Joana D’arc de Morais, que representa os ex-colaboradores da Instituição, viu a UNIVIÇOSA nascer e crescer; “Tive a honra de ser uma de suas primeiras funcionárias. Foi no ano 2002, que, a convite do professor Nelson Maciel e dos demais Mantenedores, passei a prestar serviços para a UNIVIÇOSA, quando ainda não tinha sua sede. Participei, inclusive, do leilão de compra da Indumel, que hoje, se transformou no belíssimo campus do Centro Universitário de Viçosa – UNIVIÇOSA!”.

Joana D’arc ainda recorda de sua grande amizade com o professor Evaldo Zeferino, atual Reitor da UNIVIÇOSA; “O Evaldo passou a ser um grande amigo e parceiro profissional, na verdade, um filho, que coordenou as construções de todas as edificações da UNIVIÇOSA. Foram grandes e maravilhosos dias, com muito trabalho e muita alegria. Quase todos os dias, quando passo em frente ao campus da UNIVIÇOSA, meus olhos brilham, meu coração bate mais forte, em ver a potência que se transformou a minha querida Instituição. Sinto um orgulho imenso em ter participado desse importante empreendimento, foi minha vida até 2006, quando decidi me aposentar definitivamente”, conta.

A professora Mirella Gonçalves, que leciona na UNIVIÇOSA desde o ano de 2005 e representa o corpo docente nesta homenagem, comemora este fato; “No primeiro momento, receber essa homenagem, foi uma grata surpresa, pois não esperava, fiquei extremamente feliz! Meu primeiro pensamento, foi: Meu Deus, será que sou tão merecedora assim? Fico muito agradecida, me sinto muito honrada e grata a Deus, pois o trabalho de professor, para mim, é uma realização, e a UNIVIÇOSA permite que eu faça esse trabalho, de uma maneira tão especial, por isso, só tenho a agradecer!”.

Para a professora, “é um privilegio muito grande fazer parte de uma Instituição tão respeitada e com isso realizar o grande sonho que é trabalhar com a docência. Gostaria de agradecer, do fundo do meu coração, toda a equipe da UNIVIÇOSA, em especial, o professor Evaldo, que sempre me motivou e acreditou em mim, aos professores Per Christian e Mateus Mendonça e a todos os meus colegas e amigos professores, afinal, estou representado todos vocês nessa grande homenagem! Agradeço, também, meus queridos alunos, que são meus grandes incentivadores e parceiros de vida, de caminhada, sou grata a todos eles e a toda família UNIVIÇOSA”, finaliza Mirella Gonçalves.