Currículo Lattes: desvendando o grande aliado da jornada acadêmica

 

Publicado em 16 de julho de 2020

Muitas vezes, quando pensamos em currículo, a primeira associação que vem à mente é aquele padrão, que é usualmente analisado pelo mercado de trabalho. Mas, sabia que também existe o currículo acadêmico, que pode ser requisitado por escolas, universidades e instituições de fomento à pesquisa? O nome dele é Currículo Lattes e ele pode ser um grande aliado quando o intuito é seguir uma carreira acadêmica.

É também pelo Lattes, hospedado na Plataforma Lattes, onde é possível encontrar currículos e atualizações de docentes, pesquisadores, estudantes e grupos de pesquisas de todo o território nacional.

Neste post, desvendaremos cada detalhe desse nosso aliado tão essencial na jornada acadêmica.

O que é o Currículo Lattes e como ele surgiu?


Foi em 1999 que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a plataforma virtual de currículo acadêmico. O seu grande objetivo era digitalizar, unificar e facilitar a integração de docentes e pesquisadores brasileiros das mais diversas áreas do conhecimento.

Conheça a interface da Plataforma Lattes

 

 

O Lattes ganhou uma referência tão imponente que se tornou instrumento de avaliação em processos seletivos de cursos de mestrado e doutorado, e também em análises de perfis profissionais de órgãos públicos e privados (como em cargos de docência). É, ainda, um importante meio de preservação e armazenamento de pesquisas desenvolvidas por brasileiros e de concessão de bolsas.

Aliado da sua vida profissional

Um Currículo Lattes bem feito, completo e detalhado, com certeza abre portas. Em processos seletivos para ingresso em cursos de pós-graduação de instituições públicas e privadas, por exemplo, os recrutadores irão querer conhecer a sua trajetória acadêmica: cursos, pesquisas desenvolvidas, apresentação de trabalhos, participação em Congressos, prêmios, conquistas, etc.

Em suma, a sua relação e interesse pela pesquisa podem e devem ser apresentados de maneira bem clara, para que os recrutadores percebam o seu real interesse – além do aumento da possibilidade de que pesquisadores de todo o país encontrem o seu perfil e saibam mais sobre a sua jornada acadêmica.

Não, o LinkdelIn não é substituto

Diferente do Lattes, o LinkdelIn é uma rede social profissional que visa o networking constante e interações dos usuários por meio de publicações, comentários e curtidas. No LinkdelIn, apesar de também ser um meio para expor informações profissionais, é possível encontrar oportunidades para atuar, majoritariamente, no mercado de trabalho. Em contrapartida, o Lattes prioriza trajetórias, oportunidades e carreiras essencialmente acadêmicas.

O que não pode faltar em seu Lattes?
Antes de pensar acerca das informações que constarão em seu currículo, o primeiro passo é fazer o cadastro na plataforma online.

Acesse a Plataforma Lattes > Clique em cadastrar novo currículo (aparece na aba direita da tela) > Preencha as informações básicas exigidas > Crie uma senha > Clique em próximo (aparece no canto direito da tela).

Com o cadastro finalizado, o segundo passo é coletar, resgatar e juntar todo o seu histórico acadêmico e atuação profissional até o momento – a incluir certificados em cursos e experiências em congressos, e atuação no mercado de trabalho, por exemplo.

Pronto. Agora é só começar o preenchimento dos campos solicitados. Caso sinta necessidade, até mesmo os que não estiverem assinalados como obrigatórios, são importantes.

Alguns dos campos a serem preenchidos são:

• dados pessoais;
• formação acadêmica;
• idiomas falados;
• competências;
• artigos desenvolvidos;
• projetos de pesquisa ou de extensão desenvolvidos;
• grupos de pesquisa em que foi/é membro;
• bancas de apresentação de trabalho que tenha participado (exemplo: TCC, Simpósios, etc).

Aproveite cada um dos campos para trazer informações mais detalhadas sobre:

• participação em eventos e congressos;
• apresentações e exposição de trabalhos;
• palestras protagonizadas;
• mesas redondas e debates que já participou (tema e experiência);
• links de acesso para as suas redes sociais e portfólio online;
• links de acesso para textos publicados em periódicos nacionais e internacionais;
• experiências profissionais em sua área de atuação.

As possibilidades de preenchimento e complementação das informações são inúmeras e muito importantes (mas, claro, sem exageros).

Você sabia?

• Lattes é o sobrenome de um físico brasileiro, chamado Césare Mansueto Giulio Lattes, que contribuiu arduamente para o avanço da Ciência no país;
• A Plataforma Lattes, site que hospeda o Currículo, é um importante instrumento para os pesquisadores, visto que notícias, dados, estatísticas e resultados de pesquisas desenvolvidas são divulgados constantemente.


Por fim, a nossa dica final: faça o seu cadastro no Currículo Lattes, construa-o de maneira completa, sempre o mantenha atualizado e desfrute de suas usabilidades, como grande abrangência, tradução para uma segunda língua, encontro de pesquisadores de todo o Brasil, entre outros. Lembre-se de que este é uma grande referência e um importante instrumento em processos seletivos.