Em homenagem ao Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, professora da Univiçosa discursa na Câmara Municipal de Viçosa

 

Publicado em 15 de dezembro de 2021

15 de dezembro: Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista!

A arquiteta e professora do Centro Universitário de Viçosa - UNIVIÇOSA, Gerusa Ribeiro Borges Coelho, discursou na Tribuna Livre durante a reunião ordinária que ocorreu nesta terça-feira, 14, na Câmara Municipal de Viçosa - MG. Gerusa Coelho comentou sobre a importância do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, comemorado no dia 15 de dezembro, e que virou lei federal nº 13.627/2018, sendo sancionada pela Presidência da República no dia 16 de janeiro/2021.

Para a professora, "trata-se de uma importante etapa do processo de valorização profissional iniciado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU desde sua criação, em 2011. Que iniciou suas atividades também em um dia 15 de dezembro para que a implementação do conselho coincidisse com a data de nascimento do famoso arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer", conta. 

Esta data trará a oportunidade para que os arquitetos e urbanistas mostrem à sociedade seu trabalho e sua importância na elaboração de projetos de edificações de diversas naturezas e, na promoção de espaços dotados de segurança, elaborados com economia, conforto, visando a qualidade de vida nas nossas cidades.

O trabalho dos arquitetos e urbanistas permeiam vários aspectos da vida nas cidades, seja no desenvolvimento de projetos de edifícios sustentáveis, confortáveis e acessíveis, seja na elaboração de planos e projetos urbanísticos vinculados a mobilidade urbana, planos diretores, desenvolvimento de legislações urbanísticas e, estão presentes nos projetos de parques e praças onde passeamos com nossas famílias.

Exemplos da atuação do Arquiteto e Urbanista em Viçosa, foi a implementação do programa: “Uma Praça Mais Viçosa”, onde a equipe de arquitetos e engenheiros do GEOPLAM criaram e revitalizaram inúmeras praças de nossa cidade, tendo como destaque a Praça Silviano Brandão, requalificando esse espaço publico histórico e importante da nossa cidade.

Segundo Gerusa Coelho, um destaque deve ser dado aos arquitetos envolvidos nas comissões de revisão do Plano Diretor de Viçosa, "que desde 2014 fazem um trabalho voluntário, cujo único objetivo comum foi de propor uma legislação que tornasse nossa cidade mais preparada para enfrentar adversidades climáticas, sociais, sanitárias e econômicas para os próximos anos", diz.

Gerusa Coelho na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Viçosa. 

Ao fim de sua participação na Tribuna Livre, Gerusa Coelho prestou uma homenagem especial aos arquitetos que atuam na área acadêmica, em especial, aqueles dedicados à docência e formação de novos profissionais. A professora também lembrou os inúmeros profissionas da área que, infelizmente, perderam suas vidas durante a pandemia de COVID-19, sendo nomes como: 

  • Wandenkolk Tinoco. Autor de mais de 40 projetos. 
  • Vera Hazan. Professora e ex-conselheira do CAU/RJ e colecionadora de diversos prêmios nacionais;
  • Silvio Soares Macedo. Autor de inúmeros livros, entre eles Quadro do Paisagismo no Brasil referência nacional e internacionalmente.
  • Severiano Mário Porto, mundialmente conhecido como o “arquiteto da floresta; e,
  • José Antônio Assis Godoy, tem em seu histórico atuação no planejamento urbano das cidades de  Belo Horizonte e Uberlândia.

Além das vítimas da COVID-19 tivemos outras perdas importantes dos arquitetos reconhecidos nacional e internacionalmente por usas obras, como:  

  • Ruy Otake;
  • Paulo Mendes da Rocha;
  • aime Lerner; e,
  • Radamés Teixeira da Silva

Gerusa finaliza sua participação demonstrando a importância da profissão para a sociedade, "para além do profissional que vai planejar e executar sua obra de construção ou reforma com mais segurança, qualidade e economia, trabalhamos para que a arquitetura e o urbanismo seja um direito de todos. Buscamos quebrar a falsa imagem de que o arquiteto dedica-se a projetar e construir palácios. Temos como desafio mostrar que o arquiteto cria soluções a todas as camadas da população e ao exercer a profissão projetamos espaços para a vida e para o bem estar da coletividade. Obrigada e parabéns a todos os 141 arquitetos e urbanistas de Viçosa".

A UNIVIÇOSA parabeniza a arquiteta e professora, Gerusa Borges Coelho, a Gestora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição, Patrícia Monnerat, e todos os docentes e discentes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.