Bateria do futuro vai durar muitos anos, apontam pesquisas

 

Publicado em 13 de junho de 2016

Baterias de notebooks e outros equipamentos vão durar anos (Foto: MorgueFile.com)

Raquel Moreira Maduro de Carvalho: Química, Mestre e Doutora em Engenharia Química. Professora dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Univiçosa

As baterias de íon-lítio são muito utilizadas em equipamentos eletrônicos portáteis, como por exemplo, smartphones. Mas, elas são muito sensíveis à temperatura e a reciclagem demanda muitos custos para a indústria. Entretanto, a substituição destes dispositivos pode estar próxima. Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCI), nos Estados Unidos, descobriram por acidente um novo componente que, usado em baterias, poderia durar muitos anos.

Os profissionais estavam pesquisando alternativas para troca da bateria de lítio. Os estudos baseiam-se em nanocabos. Estes materiais possuem as características de serem milhares de vezes mais finos que um fio de cabelo e altamente condutores. Porém, são muito frágeis e não duram muito após ciclos, ou seja, série de recargas. Desta forma, os nanocabos de ouro são colocados em uma solução líquida de eletrólitos para aumentar sua eficiência de ciclos.

Por curiosidade, os pesquisadores decidiram banhar os filamentos com um fio gel para estudar se o comportamento seria o mesmo ou diferente. Por sorte e para espanto deles, essa cobertura se mostrou muito eficiente. Estudos revelaram que os nanocabos aguentaram milhares de ciclos sem se romper. Sua capacidade diminuiu apenas em 5 %.

Como os testes foram realizados várias outras vezes para comprovar suas características, os pesquisadores acreditam que os nanocabos são porosos. Desta forma, absorvem o gel permanecendo mais flexíveis e tolerando melhor as recargas.

Esse estudo pode revolucionar o mercado energético, como computadores, telefones e carros. Porém, os estudos precisam continuar para haver a substituição do ouro, por ser muito caro, por outro componente que tenha as mesmas características.

Empresas que estão investindo em carros elétricos patrocinam essas pesquisas para obter baterias duradouras e eficazes. Quem sabe o futuro será a utilização de carros elétricos altamente eficientes por toda a população?