22 de março Dia Mundial da Água

Publicado em 23 de março de 2015

Apenas 0,008% da água do planeta é potável (Foto: MorgueFile)


Daniella Sette Abrantes Silveira: Engenheira Ambiental, Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental. Gestora dos Cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Univiçosa

O Dia Mundial da Água foi comemorado ontem (22), data destinada principalmente a promover atividades de conscientização e discutir os temas relacionados a esse importantíssimo e necessário recurso natural, que já vem se tornando escasso em diversos lugares do planeta, onde milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem tão precioso e essencial à vida.

A data, celebrada desde 1993, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro.

A água é um bem de domínio público e de vital importância para a existência da vida na Terra. É um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao ser humano, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação, dentre vários outros usos.

Apesar de um terço da superfície da Terra ser constituída por água, apenas 0,008% desta é potável, servindo para o consumo humano, contando seu uso para ingestão, higiene e até para a crescente industrialização no mundo todo, por isso a grande necessidade de sua preservação.

O Brasil é um país privilegiado por concentrar cerca de 12% de toda a água potável disponível no planeta, porém, há inúmeros problemas envolvidos na utilização desse precioso bem, que precisam ser sanados imediatamente. Esgotos, muitas vezes jogados a céu aberto e em sua maioria despejados nos rios sem qualquer tratamento; desperdício e falta de consciência das pessoas para uma utilização racional da água.

Infelizmente, no mundo inteiro, há uma cultura de desperdício de água, pois ainda se acredita que ela seja um recurso natural ilimitado. Entretanto, o que se deve ter em mente é que apesar de existir um enorme volume de água na Terra, segundo dados do Ministério Público Federal, nem sequer 1% desse total pode ser economicamente utilizado, sendo que 97% dessa água se encontram em áreas subterrâneas, ainda inacessíveis pelas tecnologias existentes. Em vários países, os problemas com os recursos hídricos já chegam a níveis críticos.

Segundo a ONU, 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. Também de acordo com a ONU, atualmente, 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada.

As crescentes necessidades de água, a limitação dos recursos hídricos, os conflitos entre alguns usos e os prejuízos causados pelo excesso de água exigem um planejamento bem elaborado, visando técnicas de melhor aproveitamento desse recurso.

Cada cidadão tem o direito de usufruir da água, mas principalmente o dever de preservá-la, utilizando-a de forma consciente, sem desperdícios, dando a ela o seu devido valor.