OS CÃES ENXERGAM PRETO E BRANCO

Publicado em 05 de setembro de 2012

Professora Kelly Cristine de Sousa Pontes [Cirurgia de Pequenos Animais, Medicina Veterinária, Univiçosa]


Quem nunca se perguntou se o seu animal de estimação enxerga as cores? Quantas vezes já escutamos que os animais enxergam somente em preto e branco? Essa pergunta é bastante comum e o que poucos sabem é que eles enxergam cores sim, porém de forma diferente que os humanos.

A retina é uma camada nervosa do olho capaz de captar um estímulo luminoso e transformá-lo em energia elétrica, transportando-a ao cérebro através do nervo óptico. Nela existem dois tipos celulares diferentes, os cones e os bastonetes. Os humanos possuem três tipos de cones e os cães possuem somente dois deles. Por isso, a visão dos cães é bicromática (ao contrário dos humanos, que é tricromática). Seria uma espécie de daltonismo humano. Os cães distinguem bem apenas o amarelo e o azul, além do branco (somatória das cores) e do preto (ausência delas). As cores vermelha, verde, rosa e laranja não são distinguidas pelos cães, que as vêem em branco ou em preto.

Entretanto, os cães possuem maior quantidade de bastonetes do que os humanos. Estas células são responsáveis pela visão noturna, fazendo-os enxergar melhor no escuro. Esta espécie também apresenta maior sensibilidade à luz e ao movimento, captando, com maior facilidade, movimentos no escuro. Tais particularidades explicam a teoria da evolução dos canídeos, que são bem adaptados como caçadores noturnos de presas camufladas. Como podemos notar, a visão dos cães é diferente, e não inferior à dos humanos.