À noite carboidrato emagrece e proteína em excesso é prejudicial dizem pesquisas

Publicado em 10 de setembro de 2013

Emagrecimento saudável pede dieta equilibrada (Foto: Stock Photos)

Raquel Alves, Nutricionista, Mestre em Ciência da Nutrição: Professora do Curso de Nutrição da Univiçosa/Esuv

Em dietas de emagrecimento, comer carboidratos à noite não faz mal à saúde. Ao contrário, melhora o apetite e a composição corporal. É o que apontam dois estudos publicados recentemente.

Os carboidratos sempre foram descritos como vilões do ganho de peso e, pior ainda, ingeri-los à noite era considerado um crime contra a balança. Mas, esses conceitos são completamente infundados. A recomendação é para que se ingira até 65% das calorias do dia em carboidratos, uma vez que eles fornecem a energia necessária para realizarmos nossas atividades diárias.

E esta história de que o jantar deve ser composto por carnes e saladas para ter melhor resultado no emagrecimento, é verdadeira? Não. Trata-se de um mito. É o que pode ser concluído a partir de dois estudos científicos publicados recentemente. Assim, a recomendação de não comer pães e massas após as 18 horas, o que é comum na dieta de famosos, é errônea.

Em um estudo realizado por Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel), verificou-se que, após seis meses em dieta contendo cerca de 1500 kcal (20% de proteínas, de 30% a 35% de gorduras e de 45% a 50% de carboidratos), a perda de peso de indivíduos com sobrepeso chegou a 10kg. Na dieta, os carboidratos eram consumidos prioritariamente à noite, o que contribuiu para reduzir a fome durante o dia. Ademais, foi relatada alteração importante em hormônios relacionados à fome e à gordura corporal, como a leptina, grelina e adiponectina.

Em estudo mais recente, publicado em 2013 por um grupo de pesquisadores do Brasil e da Espanha, por dois meses 58 homens com sobrepeso e obesidade seguiram uma dieta com pequena restrição calórica (250 kcal/dia) com jantar pobre em carboidratos ou com jantar rico em carboidratos. Como resultados principais, os autores destacaram que, apesar da perda de peso ter sido semelhante entre as duas dietas, o percentual de gordura corporal reduziu apenas naqueles indivíduos que comeram carboidrato de noite, e eles também tiveram um aumento da massa magra. Outro resultado importante é que a dieta rica em proteínas de noite, ou seja, aquela em que se consumia pouco carboidrato no período promoveu aumento da resistência à insulina, o que, em longo prazo, poderia aumentar o risco de diabetes.

Assim, esses resultados derrubam a teoria de que comer carboidrato à noite engorda e de que o jantar deve conter apenas alimentos protéicos. É importante salientar que, para um emagrecimento saudável, o ideal é sempre ter uma alimentação equilibrada e que contenha alimentos de todos os grupos alimentares. Emagrecer não é sinônimo de passar fome e vontade de comer determinados tipos de alimentos, pois, para emagrecer, o importante é ter disciplina, bom senso e moderação. Moderação? Sim, moderação. Comer na quantidade certa e bom senso para escolher alimentos de boa qualidade. Quer emagrecer com saúde? Procure um profissional nutricionista para tirar suas dúvidas em vez de seguir dietas malucas. Lembre-se também que é importante ter um estilo de vida saudável: a prática de atividade física, além de ajudar a gastar mais energia, pode proporcionar prazer e bem estar.