Ética ética na empresa ética na vida

Publicado em 08 de setembro de 2015

Quem age dentro da moral/regra é uma pessoa moral, é uma pessoa ética.

Cristiano Luiz Gomide Cabral. Professor de ética Empresarial, Processos Gerenciais e Administração.

A ética é esperada sempre em nossa vida e também na vida empresarial. Falar de ética é falar de coisas óbvias e fico pensando, será que estou sendo chato? Todo mundo já sabe isto! Todos têm um discurso reto, defendem a moral acima de tudo. Opa! Misturei dois conceitos, ética e moral, que são frequentemente confundidos. Vamos esclarecer do latim moral é mos, moris que significa “costume” e do grego “ethos” também significa “costume”. Então é a mesma coisa? Não. A “moral” são as regras, costumes de um determinado grupo social que pode ser o clube de moto, a igreja, a cidade, o país. Já ética é a nossa reflexão sobre a moral, como nos comportamos perante a moral. Então, quem age dentro da moral/regra é uma pessoa moral, é uma pessoa ética.

Infelizmente, em nosso país, apesar das pessoas defenderem este discurso as atitudes vão na contramão da ética e da moral. Estamos impregnados na Lei do Gerson, ou seja, a ideia de levar vantagem em tudo, e o pior que achamos que é algo bom e costumamos nos gabar.

Levantamos o dedo para apontar facilmente o erro de um político, de um governo, mas todos os dias nos deparamos com situações antiéticas nas ruas. É a pessoa que fura fila, é outro que para o carro em locais irregulares, como uma vaga para deficiente, é o aluno que cola em uma prova ou outro que plagia um trabalho acadêmico, um que simula falta em um jogo. Assim, estamos cercados de delitos que achamos naturais, que vão corrompendo o nosso caráter e nos prejudicando muito enquanto nação.

Temos que extirpar esta Lei do Gerson, parafraseando o fundador do movimento escoteiro o Baden-Powell, “o valor de um povo está em seu caráter”, agir assim vivendo com ética é uma questão de respeito ao nosso país, é uma questão de respeito ao próximo.