Uma iniciativa do Ministério da Saúde para estimular ações de promoção do uso racional de medicamentos está mobilizando profissionais de Farmácia e o meio acadêmico. Foi lançado um prêmio nacional sobre o tema, oportunidade que o graduando tem de inscrever projetos desenvolvidos na faculdade, de acordo com o Gestor do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. Marcos Rodrigo de Oliveira comemora o lançamento.
A inscrição de trabalhos poderá ser feita até o próximo dia 15. O Ministério da Saúde instituiu o prêmio como forma de compartilhar o conhecimento e de incentivar a produção técnico-científica na área com aplicação no SUS (Sistema Único de Saúde).
O prêmio foi criado pelo Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. São seis categorias: experiência bem sucedida de profissionais nos serviços de saúde; tese de doutorado; dissertação de mestrado; monografia de especialização e/ou residência; trabalho em nível de graduação; e trabalho desenvolvido em: entidades/instituições; meios de comunicação; e no âmbito da cultura.
“Com essa proposta, o Ministério da Saúde reforça a importância do uso racional dos medicamentos. É a partir de ações envolvendo desde o processo da prescrição médica à dispensação desses medicamentos nas farmácias e drogarias que o uso racional dos medicamentos vai ganhar força. Além de diminuir os riscos com o uso de medicamentos, pode diminuir em muito os custos não só no setor público, mas também para o consumidor”, analisa o Gestor do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, da Univiçosa, Marcos Rodrigo de Oliveira, aconselhando os acadêmicos de seu curso a inscreverem seus trabalhos.