Publicado em 11 de fevereiro de 2008
Este é um mundo novo. É o mundo do ensino superior, com diferenças importantes em relação ao ensino médio, e com uma significativa semelhança com a vida: é preciso aprender sempre. Este foi o tom da saudação aos novos acadêmicos dos cursos diurnos da Faculdade, hoje (11), durante ato de abertura do semestre letivo, conduzido pelo Diretor Geral da Instituição, Antônio Lima Bandeira (foto), e pelo Diretor Acadêmico, Professor Per Christian Braathen. O ato aconteceu nos dois auditórios, às 7h30, e serviu, também, para a apresentação dos coordenadores de cursos aos novos acadêmicos. Em sua fala, Antônio Bandeira destacou a entrada dos novos estudantes no cenário diferenciado do ensino superior, onde a busca pela informação e pelo conhecimento encontra o suporte de professores especialistas, mestres e doutores e de uma completa infra-estrutura de pessoal e equipamentos. Com isso, o aprendizado adquirido na Faculdade irá possibilitar a formação de profissionais conscientes, participativos, éticos e socialmente responsáveis, prontos para multiplicar continuamente o conhecimento em benefício da sociedade.
Já o Professor Per Christian reafirmou o compromisso da Faculdade com o princípio construtivista em que alunos e professores, juntos, constroem e reconstroem o conhecimento constantemente, sustentando que, aqui, se promove a aprendizagem significativa [aquela que gera resultados concretos e consolida o saber, diferentemente da aprendizagem mecânica, na qual a pessoa simplesmente decora informações para obter um bom resultado na prova].
A tônica das duas saudações residiu na máxima de que tudo parece difícil até se tornar fácil e que o caminho entre os dois extremos está, exatamente, no estudo de qualidade. Antônio Bandeira declarou que “os novos alunos da Faculdade devem esperar tudo acontecer neste ano letivo em termos da sua grade curricular. Podem esperar uma faculdade muito mais bem preparada, mais bem organizada, já no seu quarto ano de funcionamento. Professores mais experientes, um corpo docente já mais ciente do modelo de ensino que nós queremos imprimir, absolutamente preparados para seguir a missão da instituição. Os alunos podem esperar da nossa parte uma faculdade mais bem equipada, mais completa para realizar os seus estudos”.
Depois das saudações, os novos alunos foram conduzidos às salas de aula pelos coordenadores de cada curso.
Hoje às 19h00, os alunos dos cursos noturnos serão também recepcionados por coordenadores, diretores e funcionários da Faculdade.