Em parceria com a Univiçosa jovens do Ensino Médio têm chance de experimentar profissões

Publicado em 07 de novembro de 2011

Nas oficinas, contato com a prática

Ricardo Antônio Zatti (Gestor de Farmácia) e Daniella Sette Abrantes Silveira (Gestora de Engenharia Ambiental e Engenharia Química)

A escolha profissional é uma das grandes dificuldades dos jovens que irão prestar vestibulares. Nem sempre essas escolhas estão maduras e as dúvidas acerca da profissão e do seu futuro incidem na maioria dos estudantes.

Geralmente os jovens utilizam critérios de escolha nem sempre coerentes: gosto de ciências exatas, então vou estudar Engenharia; gosto de leitura, então vou cursar História. Esses critérios não respondem como serão o dia a dia da profissão e o ambiente de trabalho. Outro fator que influencia a escolha profissional é o retorno financeiro. Muitos estudantes escolhem profissões aparentemente mais rentáveis, entretanto, esquecem que variações econômicas e mercadológicas mudam com frequência o cenário do mercado de trabalho.

O Censo do Ensino Superior, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação, revelou que 896.455 estudantes abandonaram a universidade entre 2008 e 2009, o que representa 20,9% do universo de alunos, gerando perdas financeiras para o país em torno de R$ 9 bilhões. Um dos principais motivos é a insatisfação dos estudantes com o curso escolhido. Muitos alegam que a decisão foi imatura e que não haviam se informado adequadamente sobre a profissão escolhida.

Clique aqui e ouça entrevista concedida por Ricardo Zatti e Daniella Sette sobre o projeto "Iluminando Seu Futuro".

Consciente dessas circunstâncias, a Univiçosa desenvolveu o projeto “Iluminando Seu Futuro”. De 7 a 25 de novembro, o projeto vai permitir aos estudantes do Ensino Médio vivenciar algumas situações reais. Em oficinas, eles poderão presenciar e submeter-se a uma atividade ligada à sua área de interesse profissional. O aluno terá a oportunidade de escolher uma das três oficinas temáticas: Engenharia (envolvendo a atuação de engenheiros ambientais, engenheiros civis e engenheiros químicos); Gestão (atuação de administradores de empresas e tecnólogos em Gestão Ambiental, Gestão de Empresas, Desenvolvimento para Web e Redes de Computadores); e Saúde (atuação de enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos veterinários, nutricionistas e psicólogos).

Nas oficinas práticas, o estudante poderá experimentar as atividades exercidas em cada uma das profissões. Estas oficinas serão aplicadas para alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Viçosa, Teixeiras, Ponte Nova e Ubá, durante o mês de novembro. Para participar, os alunos deverão se inscrever previamente nas escolas conveniadas.