Publicado em 09 de julho de 2009
O mercado de trabalho voltado para atividades ambientalmente sustentáveis está em franca expansão. A conclusão faz parte do relatório “Empregos Verdes: trabalho Decente em um Mundo Sustentável e com Baixas Emissões de Carbono”. O documento, divulgado em 2008 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), prevê a geração de 20 milhões de empregos neste segmento até 2030. O mercado dos chamados produtos verdes vai gerar riquezas da ordem de US$ 2,74 bilhões até aquele ano. Atualmente, a cifra está na casa de US$ 1,37 bilhão. Todas as atividades relacionadas à tecnologia ambiental são consideradas “empregos verdes”. Os setores que mais ofertam vagas neste segmento são a construção civil, indústria, energia renovável e agricultura.
O coordenador de programas das áreas de empregos verdes da OIT, Paulo Sérgio Muçouçah, afirma que as mudanças climáticas das últimas décadas são as responsáveis diretas pelo aumento da demanda por esses empregos, justamente porque as empresas e as pessoas se deram conta de que o aquecimento global não é uma invenção de ambientalistas e, sim, uma realidade que precisa ser enfrentada.
Faculdade forma 20 gestores ambientais em Agosto
Vinte novos profissionais de nível superior estarão no mercado de trabalho em Agosto. São formandos do Curso de Graduação Tecnológica em “Gestão Ambiental”, a primeira turma do curso ofertado pela Faculdade. A formatura será no dia 14 de Agosto, juntamente com os tecnólogos em “Gestão de Empresas” e “Fisioterapia”.
De acordo com a Gestora do Curso, Flávia Monteiro, os gestores ambientais formados agora pela Faculdade conquistaram uma bagagem excepcional ao longo do curso através de atividades práticas e teóricas bem elaboradas. “Com certeza, serão profissionais prontos para oferecerem à sociedade conhecimentos capazes de interferir positivamente na qualidade de vida de todos nós”, comenta.