II SIMPÓSIO DE PESQUISA EM MEDICINA VETERINÁRIA INCENTIVA A EXPERIÊNCIA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Publicado em 01 de outubro de 2012

Entre os dias 26 e 29 de setembro, no Saguão de Convenção da Biblioteca da Universidade Federal de Viçosa (UFV), cerca de 250 congressistas de todo o país participaram do II Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária e da IV Semana de Pós-graduação, para assistirem a palestras de grande destaque no cenário nacional e internacional de Medicina Veterinária.

Na última sexta (28), foi a vez de alguns alunos do curso mostrarem os seus conhecimentos em abordagens de casos clínicos e experimentos de trabalho de conclusão de curso através de apresentações no Simpósio.

Para a Professora de Cirurgia Veterinária Kelly Pontes, o evento foi importante, pois estimulou debate e desenvolvimento da pesquisa em Medicina Veterinária: “Fiquei muito orgulhosa e satisfeita com a apresentação dos nossos alunos. O incentivo à pesquisa deve sempre estar presente no meio acadêmico. Fazer com que os alunos tenham a iniciativa de enviar os trabalhos a eventos é importante para que possam se orgulhar dos resultados e de tanto esforço realizado durante a graduação”, explica.

A Instituição foi representada por professores na área de Patologia, Clínica e Cirurgia e contou com a presença de nove estudantes de graduação do curso, orientados pelos professores João Paulo Machado de Patologia Veterinária, Marcelo Chamelete, Waleska de Melo e Samara Pires de Clínica Veterinária e Kelly Pontes, da área de Cirurgia Veterinária. Vale ressaltar, que o ex-professor de Patologia Veterinária da Instituição, Gabriel Domingos, também colaborou com a orientação dos trabalhos.

O número e a qualidade dos trabalhos apresentados deixam claro o acerto da Univiçosa ao apoiar a iniciação científica e revela a contribuição da instituição para o desenvolvimento técnico-científico do país.

Trabalhos apresentados pelos alunos da Univiçosa no II Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária.

Estudo sobre a eficácia de três corantes para visualização de conteúdo citoplasmático, contorno celular e anisonucleólise em amostras citopatológicas de neoplasias mamárias obtidas por citologia aspirativa por agulha fina. OLIVEIRA, Thalita Evani Silva et al.

Diagnóstico de carcinoma inflamatório de mama por citologia aspirativa por agulha fina em cadela sem raça definida – Relato de caso. OLIVEIRA, Thalita Evani Silva et al.

Avaliação “in vitro” do extrato aquoso de Leonurus sibiricus (Lamiaceae) no controle de Trichostrongylideos em ovinos. NONATO, Idelvânia dos Anjos et al.

Avaliação histopatológica de lesões renais em suínos naturalmente infectados pelo Circovírus Suíno Tipo 2 (PCV2). FELIPE, Janaíne Adriana et al.

Avaliação histopatológica de lesões hepáticas em suínos naturalmente infectados pelo Circovírus Suíno 2 (PCV2). FELIPE, Janaíne Adriana et al.

Intoxicação por atropina em um cão. PASSARINHO, Paula et al.
Leishmaniose em um cão – Relato de Caso. PASSARINHO, Paula et al.

Enucleação de bulbo ocular no tratamento de panuveíte traumática em porquinho da índia (Cavia porcellus) – Relato de caso. SILVA, Vania Ramos et al.

Ablação de conduto auditivo vertical no tratamento de mastocitoma em um cão – Relato de caso. SILVA, Vania Ramos et al.
Displasia renal em um cão – relato de caso. BAÊTA, Paula et al.
Pênfigo Eritematoso em um cão da raça Shar Pei – Relato de caso. MATOS, Gláucia et al.

Diâmetro pupilar e produção lacrimal comparados em cães tratados com acepromazina, tramadol e sua associação. SANTOS, Paulo Henrique de Albuquerque et al.

Estudo sobre o efeito gastro e enterotóxico do quimioterápico cloridrato de doxirrubicina associado ou não ao cipionato de estradiol em camundongos BALB/c transplantados com tumor ascítico de Erlich. ARAÚJO, Elaine Nery et al.

Estudo sobre a comparação do uso do citrato de tamoxifeno e cloridrato de doxirrubicina associado ao cipionato de estradiol em camundongos BALB/c transplantados com tumor de Erlich. ARAÚJO, E. N. et al.