Univiçosa participa de Caminhada em conscientização sobre doenças raras

Publicado em 02 de março de 2012

Caminhada recente com participação de alunos da Univiçosa


Neste sábado (3), uma caminhada no centro de Viçosa vai despertar o interesse da opinião pública para a questão das doenças raras no Brasil, manifestando solidariedade aos portadores e seus familiares, por iniciativa da Organização “Um Minuto Pela Vida”. A caminhada vai sair das 4 Pilastras às 9h rumo à Praça Silviano Brandão onde haverá tendas de diversos parceiros, dentre os quais a Univiçosa, que cedeu acadêmicos de Psicologia voluntários. O encerramento será às 18h, no Colégio Carmo.

Nas tendas haverá conscientização sobre o tema, oportunidade em que os acadêmicos vivenciarão, na prática, um pouco das dificuldades vividas pelos portadores de síndromes raras e familiares. Alunas do nono período atuarão inclusive na organização. “Vamos experimentar a realidade do que aprendemos na disciplina Psicologia dos Portadores de Necessidades Especiais”, dizem Juliana Berger e Caroline Fernandes.

A Psicóloga Ângela Figueira, Gestora do Curso de Psicologia da Univiçosa, afirma: “é importante para o futuro profissional de Psicologia participar de eventos comunitários como este, pois é uma das maneiras de entrar em contato com dificuldades presentes no dia a dia das pessoas. Entender o comportamento humano implica também em estar próximo das pessoas para conhecer os motivos internos e externos que as conduzem pela vida”.

Programação:

  • 9h - Caminhada saindo das 4 pilastras,
  • 14h - Abertura oficial do evento no Colégio Carmo
  • 14h30 - Apresentação do grupo de estudo sobre Síndromes Raras com o coordenador Marcos Teixeira
  • 15h50 - Apresentação de alguns médicos da região
  • 16h50 - Apresentação das associações
  • 17h30 - Debates sobre a dificuldade de quem tem uma doença rara