Anvisa quer ouvir população sobre anúncios de cigarro

Publicado em 05 de janeiro de 2011

Anvisa pretende restringir acesso a tabaco


Está aberta consulta pública no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre propostas que dificultam ainda mais a propaganda de cigarros e a exposição do produto em pontos de venda. A proposta prevê, ainda, maior destaque nos maços para os alertas sobre os danos do tabaco para a saúde.

A consulta pública da Anvisa para críticas e sugestões vai até 31 de março. Depois de ajustar o pacote às opiniões da sociedade civil, a Agência irá tentar aprovar as novas medidas proibindo bares, restaurantes, supermercados, padarias e qualquer outro tipo de estabelecimento de expor as embalagens de cigarros, charutos e cigarrilhas.

Painéis de publicidade continuarão sendo permitidos, porém apenas na parte interna dos estabelecimentos, devendo conter alertas em destaque. Metade da face visível dos maços será coberta por nova mensagem sobre os riscos do produto para a saúde humana, além da advertência atual com foto, que já ocupa o outro lado.

A Anvisa pretende proibir o uso de aromatizantes nos cigarros por entender que eles tornam o produto mais atraente para os jovens.

Apenas as tabacarias estarão livres das novas restrições.