Publicado em 10 de setembro de 2008
Agentes de saúde promovem a Campanha de Vacinação contra Rubéola no primeiro piso do Pavilhão de Aulas, nesta quarta e quinta, dias 10 e 11. Toda a comunidade acadêmica tem a oportunidade de atualizar seu cartão de vacina. A Rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus, que se transmite pelas vias respiratórias (através da respiração, da tosse, e da fala, por exemplo). O maior risco da doença é para as mulheres grávidas. A transmissão do vírus ao feto pelo sangue pode resultar em má-formação do bebê ou aborto. Em mais de 50% dos casos, a pessoa infectada não apresenta nenhum sintoma, o que dificulta o diagnóstico. Quando aparecem, alguns desses sintomas são manchas avermelhadas pelo corpo, febre baixa, dores nas articulações e aumento dos gânglios do pescoço (conhecidos como ínguas).
O técnico em Enfermagem Leandro Martins alerta que “do quinto ao décimo segundo dias após a vacinação, algumas pessoas podem ter febre ou manchas vermelhas pelo corpo”. Esses são efeitos colaterais normais da vacina, e não devem ser motivo de preocupação.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Professora Alessandra Santos, a vacinação na faculdade é importante porque, além de serem imunizados, os alunos ajudam a divulgar a campanha entre os colegas.
Homens e mulheres entre 12 e 39 anos de idade, mesmo os que se vacinaram na campanha do início de 2008, devem prevenir-se contra a doença. A campanha de vacinação acontece hoje e amanhã. Após esse período, o atendimento será na Sala de Vacina da Prefeitura, localizada na rua Gomes Barbosa 102.