Gestora e professor da Univiçosa participam de extensão em aldeia indígena

Publicado em 22 de janeiro de 2015

Alessandra Sayegh e Gustavo Cobucci em Arraial d’Ajuda


Pelas ruas da vila de Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro (BA), um grande número de animais chamou a atenção da médica veterinária Alessandra Sayegh Arreguy Silva e, a partir daí, surgiu uma parceria de extensão universitária envolvendo a Univiçosa e a ONG “Anjos d’Ajuda”. O fato aconteceu há um ano e deu origem ao projeto Médicos Veterinários na Aldeia, pioneiro na região. Neste início de 2015, Alessandra Sayegh e o Professor Gustavo Carvalho Cobucci realizaram trabalho voluntário no local.

O primeiro contato da Univiçosa com a ONG foi feito através de Jeannette Eggendoor, uma holandesa que mora em Arraial. O projeto começou em 2014 e foi posto em prática neste mês de janeiro. Foram castrados 37 animais da Aldeia Velha e os moradores: índios e descendentes dos Pataxós, receberam informações sobre higiene, controle de zoonoses e controle populacional dos animais da aldeia.

Veja fotos!

As cirurgias foram realizadas na escola da aldeia e contou com as voluntárias Regina Detogni e Ilana Lewinsohn, que buscavam os animais nas casas dos moradores e faziam o convencimento da população sobre a importância do controle de cães e gatos na aldeia. “Uma das moradoras tinha 30 gatos na pequena casa de apenas 1 cômodo! A pajé da aldeia, Jaçanã, foi a primeira a aderir ao projeto e levou seus animais para as cirurgias, o que incentivou os moradores a autorizarem seus animais a participarem”, conta Alessandra Sayegh. “Espero que, a partir desse projeto, estagiários e professores possam continuar o trabalho na região, com projetos de extensão da mesma natureza”.