Psicologia da Univiçosa é avaliada com nota 4 pelo MEC

Publicado em 25 de setembro de 2015

Professor Bruno Cury e Cristiano Cabral junto ao Diretor Geral, Evaldo Zeferino e as acadêmicas do curso, Ezequiela e Gilmara

O curso de Psicologia da Univiçosa é avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC) em uma escala que vai de 1 a 5, raramente a nota máxima é alcançada. A nota conquistada pela Univiçosa é privilégio de poucas instituições privadas de ensino superior. Este ano já foram reconhecidos com nota 4 os cursos de Administração, Superior de Tecnologia em Gestão de Empresas (Processos Gerenciais) e Engenharia Ambiental.

A avaliação feita pelo MEC é rotina para o reconhecimento do curso, que será feita após a publicação do Ato no Diário Oficial da União (DOU). Para o Professor Cristiano Cabral, Procurador Institucional Educacional da Univiçosa “está nota é o resultado do bom trabalho realizado por todos os Gestores, Professores, Técnicos Administrativos e Direção. A nossa Instituição foca na qualidade do ensino e isto reflete no reconhecimento, e por consequência temos boas avaliações, seja pelo MEC ou por outros segmentos como o Guia do Estudante. Mas, o mais importante é o reconhecimento dos nossos alunos e egressos que tem a consciência que eles têm um curso de Psicologia de qualidade”.

"Foi com muita alegria e satisfação que recebi a nota 4 do Curso de Psicologia, pois estava absolutamente seguro do empenho de todos os envolvidos para que isso acontecesse. Agradeço a todo o corpo docente, em especial ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) e, claro, a todos os alunos, formandos e egressos sem os quais não saberíamos como aprimorar e melhorar o curso cada vez mais. Muito obrigado a todo mundo que contribuiu com esse resultado positivo e estimulante" disse o Gestor do curso de Psicologia, Bruno Cury.

Ezequiela Francisca Bragioni Cunha, aluna do 6 período, natural de Oratórios veio para Viçosa estudar Psicologia porque tinha o sonho de fazer o curso na Instituição. “É uma visibilidade muito boa, acho que a partir do momento a gente fala que a instituição recebeu uma nota 4, a própria instituição fica mais motivada a fazer mais coisas, o aluno fica mais motivado. Eu participei da reunião para o reconhecimento do curso quando o MEC veio, e não teve nada contra o curso de Psicologia, receber essa notícia é muito gratificante”.

O curso de Psicologia também foi estrelado recentemente com nota 4 no Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. Fonte de consulta da maioria dos jovens no momento que terminam o Ensino Médio e se preparam para escolher a profissão em alguma faculdade.

O GE avalia os cursos de ensino superior do Brasil trazendo detalhes sobre áreas de atuação, mercado de trabalho, entre outras informações. Também considera dados cadastrais e das instalações das instituições, como titulação dos professores, instalações físicas, desenvolvimento de pesquisas.

Para Gilmara Dias Inoue, aluna do 6 período, “o GE por ser nacional tem um peso muito grande para nós em relação a benefícios, porque o curso fica mais valorizado. Então, enquanto profissionais, isto é muito positivo. Se a Instituição é bem conceituada e bem avaliada teoricamente formou profissional competente. Eu vim estudar aqui porque conhecia a Univiçosa, que é muito bem conceituada e fortalecida na região. Estando no 6 período do curso eu realmente pude comprovar que é uma instituição séria, que o curso tem professores excelentes e gabaritados. O reconhecimento veio para provar que o nível da faculdade realmente é excelente”.

O Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, diz que o sucesso é mérito de toda a comunidade acadêmica. "Historicamente a Univiçosa tem tido boas avaliações em todos os cursos. No Brasil somente 18% dos cursos de Psicologia foram avaliados com nota 4, isso significa que nosso curso é um dos melhores do país, pois pouquíssimas instituições conseguem essa nota. Além do MEC o curso de Psicologia foi avaliado pelo GE com nota 4 e no Enade também somos muito bem avaliados. No processo de avaliação existem vários agentes, a Instituição precisa ter um quadro de professores de excelência, técnicos administrativos capacitados, boa estrutura e biblioteca, e também o agente principal que é o estudante. Se todos os agentes estiverem envolvidos, nós conseguiremos realizar o que buscamos, o ensino de qualidade. Segundo o MEC e o GE o curso de Psicologia da Univiçosa é excelente, e esse mérito é de todos. Parabéns à família Univiçosa".