Na França professor da Univiçosa fala sobre inserção da mulher no mundo acadêmico

Publicado em 28 de julho de 2014

Professor Fábio Simão (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre os dias 25 e 27 deste mês, o professor Fábio Simão [Mestre em História e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História, do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora], docente das áreas de Sociologia, Filosofia, Economia Brasileira e Antropologia da Univiçosa, participou da International Conference on New Horizons in Education (INTEPARIS), promovida pela Sakarya University da Turquia, em Paris, França.

Em sua comunicação, “Coeducation and the insertion of woman in academic sphere: an experience, a trajectory in Brazil”, o professor Fábio discutiu com os professores participantes da conferência os efeitos da educação superior e dos currículos do ensino superior brasileiro numa perspectiva de gênero. Sua fala levou em consideração a inserção da mulher no quadro do ensino superior brasileiro e as consequências visíveis dos conflitos e das conquistas por ela engendrada neste contexto.

O professor mostrou que esse tipo de discussão vai além dos muros de uma instituição de ensino chegando mesmo a representar uma das mais importantes discussões contemporâneas sobre os direitos civis e representativos da mulher no Brasil e no mundo.

Assim, Fábio Simão, que levou o nome da Univiçosa a um evento de importância mundial, promoveu reflexões filosóficas e educacionais de grande envergadura para o desafio de se construir uma sociedade igualitária no tocante à presença feminina no meio público, em geral, e no acadêmico, em particular.