Alemanha apreende e descarta ovos contaminados

Publicado em 12 de janeiro de 2011

Aves devem ser examinadas regularmente


Na primeira semana do ano, o governo alemão anunciou o fechamento de 4700 sítios e granjas de aves no país depois de detectar ovos contaminados por dioxina. Substância altamente tóxica, a dioxina pode provocar câncer em seres humano que consumirem os ovos. Nas amostras analisadas, havia mais de duas vezes o limite aceitável da substância.

A carne dos animais contaminados não chegou ao mercado, de acordo com o governo alemão. As aves foram abatidas e incineradas e os ovos imediatamente retirados de circulação, sendo também queimados. Também foram realizados testes em frangos, perus e suínos, sem qualquer problema.

Uma empresa produtora de ácidos graxos para rações animais é suspeita de responsabilidade no escândalo e foi fechada preventivamente. Técnicos entendem que a empresa sabia da contaminação de seus produtos, segundo a revista “Der Spiegel”. Desde março de 2010, analistas da produtora vinham detectando altos níveis de dioxina nas rações, mas ocultou o fato dos inspetores de saúde, diz a publicação.


“O Médico Veterinário é o responsável pela fiscalização de produtos de origem animal por ser o único profissional capaz de acompanhar o processo, desde os sistemas de produção até a mesa do consumidor. Por isso, precisamos nos preocupar com a qualidade dos sistemas de produção animal”, alerta Alessandra Arreguy, Gestora do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.