Encontro do CREFITO-4 reúne mais de 200 acadêmicos de fisioterapia e terapia ocupacional em Belo Horizonte

Publicado em 24 de agosto de 2015

Rodrigo Pereira, aluno da Univiçosa, membro do conselho do CREFITO Jovem) e o Presidente do CREFITO-4 Dr. Anderson Luís Coelho

Com Assessoria de Comunicação CREFITO-4

Neste sábado (22) o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4 região (CREFITO-4) promoveu a primeira edição do Encontro Estadual de Estudantes de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Minas Gerais. O evento inédito reuniu mais de 200 acadêmicos de todas as regiões mineiras no auditório da OAB/MG, em Belo Horizonte. A inciativa da autarquia tem como principal objetivo a interação dos jovens com o conselho que representa a profissão que escolheram e faz parte do recém-criado projeto CREFITO Jovem.

O encontro teve início com uma abertura solene realizada pelo presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Luís Coelho, seguido das boas-vindas vice-presidente, Dra. Daniela Rodrigues Villani. Na sequência, o novo presidente da Associação Mineira dos Fisioterapeutas (AMF), Dr. George Sabino, fez uma breve apresentação da importância dos conselhos de fiscalização e entidades de classe, explicando os papéis e as diferenças entre associação, conselho e sindicato.

O presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Minas Gerais (SINFITO/MG), Dr. Éder Luciano Vaz dos Santos, falou sobre direitos trabalhistas e piso salarial. Em seguida, o coordenador do Departamento Jurídico do CREFITO-4, Dr. Luiz Chimicatti, explanou a respeito do CREFITO-4 enquanto administração pública e princípios constitucionais. Dr. Anderson Luís Coelho explicou as principais leis e atos normativos que regem as profissões.

A programação teve continuidade com a presença das representantes da Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação do CREFITO-4, Dra. Ana Maria Chagas Sette Câmara e Dra. Maria Angélica Alves. Já a coordenadora da Comissão de Educação do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Dra. Carla Pires Ragasson, falou sobre a cooperação entre o Sistema COFFITO/CREFITOs e o Ministério da Educação (MEC) na avaliação de cursos.

Na sequência, novamente com a palavra, o presidente do CREFITO-4 explicou as normas do COFFITO a respeito do estágio obrigatório e não obrigatório. A coordenadora-geral do conselho regional, Bárbara Moreira, esclareceu os procedimentos de registro para habilitação ao exercício profissional. Também constou da programação a participação do coordenador de fiscalização do conselho, Dr. Hugo Pereira Goretti, que abordou a rotina fiscalizatória do CREFITO-4 e denúncias.

O conselho como tribunal regional de ética foi tema da palestra do assessor jurídico do CREFITO-4, Dr. Lucas Saldanha. Já a coordenadora da Comissão de Especialidades, Dra. Jocimar Martins, falou das principais dúvidas sobre cursos livres, pós-graduação e especialidade profissional. Ao final, o diretor-tesoureiro do CREFITO-4, Dr. Hermann Alecsandro Rodrigues, fez uma breve apresentação das principais ações do novo colegiado da autarquia, à frente do conselho desde abril de 2014. Na sequência, uma mesa de discussão dos temas expostos encerrou 1 Encontro Estadual de Estudantes de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Minas Gerais.

No domingo (23), aconteceu no auditório da OAB, a eleição e nomeação da equipe diretiva do CREFITO Jovem. A criação do CREFITO Jovem é uma nova iniciativa do conselho regional de fisioterapia de Minas Gerais cujo objetivo é de realizar o envolvimento antecipado dos acadêmicos com a realidade política de classe, o que, em regra, acontece somente após anos de formação, quando acontece. A iniciativa da autarquia tem como principal objetivo a interação dos jovens com o conselho que representa a profissão que escolheram e faz parte do recém-criado projeto CREFITO Jovem. Os membros da equipe diretiva do CREFITO Jovem terão apoio institucional e acompanhamento da autarquia para organizar encontros temáticos, simpósios, palestras, congressos e grupos de discussão e para criar material educativo de interesse dos acadêmicos. Ao todo, 61 alunos fazem parte do projeto, dentre eles, o aluno do 100 período do curso de Fisioterapia Univiçosa, Rodrigo Pereira. Os membros foram indicados por instituições de ensino, representações estudantis e delegados do conselho no primeiro semestre de 2015.

“É um grande privilégio poder participar como membro da primeira equipe diretiva do CREFITO Jovem. Agradeço a escolha, como um dos representantes da Univiçosa, para este memorável evento, onde pude fazer novos contatos e grandes amigos. Sempre durante minha vida acadêmica, atuei como colaborador voluntário em quase todos os eventos, no qual pude adquirir conhecimentos básicos em organização. Espero poder contribuir de alguma forma na preparação da formação dos futuros profissionais em Fisioterapia, aproximando nossos colegas de sala de aula com a realidade do mercado de trabalho e na maior aproximação com o CREFITO-4” relatou Rodrigo.