Publicado em 11 de março de 2009
Numa semana repleta de atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo 8 de Março, a violência contra as mulheres e o amparo que elas encontram nas leis brasileiras foram o tema de uma palestra na quinta-feira (5), no Hospital São João Batista, em Viçosa. A aluna do sétimo período de Enfermagem da Univiçosa Elaine Aparecida da Cunha Lima falou a funcionários do Hospital a convite da Enfermeira Elenice Dias e do Professor Enfermeiro Leonardo Rocha, Coordenador de Estágios da Univiçosa. Elaine, que tem como Orientadora da Professora Rosyane Cruzeiro, abordou os vários tipos de violência contra a mulher e suas consequências, não apenas para a vítima, mas, também, para a família e para a sociedade como um tudo. Falou ainda sobre leis de proteção à mulher, especialmente a Lei 11.340/2006 [Lei “Maria da Penha”]. Segundo a acadêmica, a oportunidade serviu para ampliar as reflexões e dar mais visibilidade ao tema.
A convite de Elaine Cunha, Selma Pacheco, cabo da Polícia Militar de Minas Gerais, comentou a realidade das mulheres violentadas em Viçosa e o tipo de atendimento que recebem. Selma também acadêmica da Univiçosa e cursa o quinto período de Psicologia.
Devido ao sucesso da palestra, a direção do Hospital anunciou que irá agendar nova data para dar oportunidade aos funcionários que não puderam comparecer.
Na opinião das gestoras dos cursos de Enfermagem [Alessandra Santos de Paula] e Psicologia [Ângela Figueira], eventos como este propiciam aos acadêmicos a oportunidade de vivenciar práticas educativas e o envolvimento com os problemas comunitários, garantindo a formação de cidadãos conscientes, uma das missões da Univiçosa.