Fisioterapia da Univiçosa estuda Mal de Parkinson

Publicado em 18 de novembro de 2010

Tremores nas mãos são uma das características do Parkinson


O Mal de Parkinson é uma doença que provoca a degeneração progressiva de células de uma região do cérebro chamada substância negra, que controla os movimentos e o equilíbrio. Grande parte dos casos não tem causa definida.

As causas principais são:

  • Dor musculoesquelética, afetando músculos e articulações por rigidez, perda do movimento espontâneo e má postura. As regiões dos ombros, quadris, lombar e pescoço são as mais dolorosas. A imobilidade provoca contraturas nos músculos e tendões, mantendo o encurtamento;
  • Dor Neuropática. Os nervos podem estar comprimidos. É mais comum ocorrer na região lombar, causando compressão no nervo ciático. Existem mais imobilismo e posturas sustentadas;
  • Dor com Distonia, que são contraturas ou espasmos fortes causados pelas posturas sustentadas, movimentos repetitivos, sendo de origem neurológica. Isso pode afetar braços, pernas, tronco, pescoço, face, língua, mandíbula, músculos da mastigação e cordas vocais;
  • Acatisia, que é a dor por agitação excessiva. Há uma inquietação freqüente e que inicialmente foi descrita em pessoas que não conseguiam sentar. Isso mantém os músculos em contração constante;
  • Dor Central provocada por lesão no sistema nervoso central. Há morte dos neurônios no cérebro;
  • Dor associada à depressão. Existe um grande risco de pessoas com Parkinson terem depressão e que pode iniciar por causa da dor.

Essas dores geralmente são tratadas com medicações, fisioterapia, acupuntura e exercícios. Quando o tratamento é associado com a saúde mental ou com uma equipe multidisciplinar, os resultados são melhores.

Os sintomas do Parkinson variam de pessoa para pessoa e têm início de modo quase imperceptível, progredindo lentamente. O sintoma mais conhecido é o tremor nas mãos, quando estas estão em repouso. Em geral, quando a pessoa inicia um movimento, o tremor desaparece. Podem ocorrer tremores também nos pés, queixo e mandíbula. O simples ato de segurar objetos ou ler jornais pode ser uma atividade árdua. Outros sintomas são cansaço ou mal-estar no fim do dia, rigidez muscular, lentidão de movimentos, alteração de postura e distúrbios do equilíbrio. A rigidez dos músculos da face pode ocasionar inexpressividade do rosto, que fica sem vida, além de alterações na fala.

Também são sintomas do Mal de Parkinson alterações emocionais e de memória, depressão, irritabilidade e dores musculares.

Nas disciplinas “Fisiopatologia” e “Clínica em Neurologia e em Fisioterapia”, a professora Sílvia Helena de Oliveira Morais, do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, que abordam detalhadamente esta patologia neurológica.