Gestão Ambiental modifica Empresas

Publicado em 27 de outubro de 2010

Indústria que polui começar a ter produtos recusados

As empresas começaram a perceber que seus clientes, inicialmente os europeus, ficavam cada vez mais exigentes e dispostos a pagar melhor por produtos ambientalmente corretos, preferindo não comprar aqueles que contribuíam para a degradação do planeta.

Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo aderem à causa ambiental tentando mostrar os perigos iminentes de uma postura agressiva ao meio em que vivem e os riscos que correm. Esta consciência coletiva vem crescendo dia a dia, transformando culturas, quebrando paradigmas e obrigando todos a colaborarem para a saúde da Terra.

Devido a estas mudanças, os governos estabelecem legislações ambientais cada vez mais rígidas. Isto obriga as empresas a se adequarem, modificando seus processos industriais de forma a utilizar tecnologias mais limpas.

Estas mudanças levaram as indústrias a desenvolver e implantar novos sistemas de gestão em seus processos para atender à demanda vinda de seus clientes e cumprir a legislação ambiental vigente. “Não basta apenas anunciar que seus processos não causam danos ambientais, é preciso provar”, comenta a gestora Cristiane Pires Sampaio do Curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.

Com a certificação ambiental, as empresas atuam de maneira ambientalmente responsável se destacando no mercado. Os clientes confiam mais em seus produtos e o compromisso ambiental passa a ser permanente, diferenciando-as no competitivo mercado.