Alunas de Nutrição desenvolvem trabalho na APOV

Publicado em 21 de março de 2012

Acadêmicas de Nutrição em ação na APOV


Nesta terça-feira (20), acadêmicas do sétimo período de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, realizaram duas visitas técnicas à APOV (Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa). A visita, coordenada pela Professora Rosilene Cardoso Barbosa, foi uma atividade externa da disciplina “Vigilância Alimentar e Nutricional”.

A APOV funciona no Bairro de Nova Viçosa há 30 anos. A entidade acompanha famílias do bairro e realiza ações diversas em prol da comunidade. Hoje, através do Projeto “Caminhar”, a Associação atua primordialmente na assistência a crianças e adolescentes do primeiro ao sétimo ano, matriculadas na Escola Municipal “Padre José Francisco”. Essas crianças e adolescentes recebem alimentação e participam de oficinas de arte, música e higiene, além de receberem reforço escolar. Ocorre também o acompanhamento das famílias por meio de ações e orientações pedagógicas, psicológicas e espirituais.

Na primeira visita, a Coordenadora do Setor de Nutrição, Grasiele dos Santos, e a Coordenadora do Projeto Caminhar, Maria Aparecida Gonzaga, apresentaram às acadêmicas da Univiçosa a cozinha, salas de aula, quadra, secretarias, capela e outras instalações do APOV. As futuras nutricionistas também conheceram as necessidades da entidade, indicando, por orientação da professora Rosilene Barbosa, em que circunstâncias as alunas de Nutrição poderão contribuir. Foram criadas duas frentes de trabalho: no setor de alimentação, haverá um trabalho de orientação, a ser desenvolvido com as cozinheiras, desenvolvimento de manual de boas práticas e confecção de cardápio para 30 dias; e ações de educação nutricional para as crianças, com desenvolvimento e aplicação de material lúdico.

Em seu retorno à APOV, nesta terça-feira, o grupo da Univiçosa iniciou a aplicação dos trabalhos com resultados considerados positivos.

De acordo com a Gestora do Curso de Nutrição, Cristiane Sampaio, essas visitas técnicas engrandecem os conhecimentos dos alunos: “Eles têm a oportunidade de visualizar, na prática, os ensinamentos das aulas teóricas”, diz.