Curso na Univiçosa vai preparar profissionais para lidar com quem tem problemas de aprendizagem

Publicado em 13 de junho de 2013

Sérgio Domingues: curso é ideal para profissionais que realizam atendimento educacional especializado

Aplicação, correção e implicações clínicas dos Testes de Desempenho Escolar (TDE), Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS) e Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC) serão objetos de um curso na Univiçosa, dia 22 de junho, de 8h às 12h e de 13h às 17h, com o Psicólogo Sérgio Domingues (Mestre em “Educação”, Professor do Curso de Psicologia da Univiçosa/Esuv). Voltado para psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos, o curso é aberto ainda a acadêmicos das três áreas.

O objetivo é instrumentalizar estudantes e profissionais para realizarem diagnóstico mais preciso e prepará-los para lidar de forma pragmática com crianças e adolescentes que apresentem problemas de aprendizagem, com ênfase nos processos de leitura, escrita e aritmética. O curso apresenta três testes ainda não muito comuns na prática do psicólogo — que ainda utilizam mais testes de personalidade e inteligência, e nem por psicopedagogos — que, na maioria das vezes, optam por técnicas menos estruturadas como as provas piagetianas. Desta maneira, tem-se uma alternativa no campo em que educação e psicologia se sobrepõem visando melhor atender uma demanda crescente que é a do atendimento a crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem. “É ideal para profissionais que realizam atendimento educacional especializado”, diz Sérgio Domines.

O investimento é de R$ 120 à vista ou dois cheques de R$ 60 cada (. Há 16 vagas entre profissionais e acadêmicos. As inscrições devem ser feitas com antecedência no Setor Financeiro da Univiçosa (ala Administrativa, no final do estacionamento). Não serão aceitas inscrições no dia do curso. Os participantes receberão certificado.