Alunos de Psicologia visitam Museu da Loucura e Manicômio Judiciário em Barbacena

Publicado em 01 de outubro de 2013

Visita permitiu conhecer trabalho do Psicólogo nas duas unidades


Thayane Silva Aguiar Henrique: aluna do sexto período do Curso de Psicologia da UNIVIÇOSA/ESUV

Nesta segunda-feira (30), alunos do sexto período do Curso de Psicologia da UNIVIÇOSA/ESUV realizaram visita técnica ao Museu da Loucura e ao Manicômio Judiciário, localizados em Barbacena (MG). A visita foi supervisionada pela Professora Rosana Gomide (Psicóloga, Mestre em “Teoria Psicanalítica”).

No Museu da Loucura, inaugurado em 1996, os acadêmicos conheceram melhor a história do antigo Hospital Psiquiátrico Colônia, aproveitando para registrar as fotografias, documentos, textos, objetos e instrumentos utilizados, que ilustram uma época que ficou marcada na história da psiquiatria brasileira. O Museu da Loucura serve de elo entre a instituição e a sociedade, e tem a expectativa de proporcionar a quebra do estigma contra o portador de sofrimento mental, despertando reflexões sobre as fronteiras entre a loucura e a razão.

Já no Manicômio Judiciário, que abriga pessoas com diagnóstico de insanidade mental e histórico de crimes violentos, foi possível conhecer o espaço físico, a rotina diária e o trabalho realizado por técnicos e especialistas que atuam junto aos internos. Foram visitadas as alas masculina e feminina, as enfermarias coletivas e as celas de isolamento, o Núcleo do EJA (Educação de Jovens e Adultos) — que funciona dentro do Manicômio Judiciário, além dos espaços terapêuticos, sendo possível ter contato direto com os internos e compreender melhor o objetivo central proposto do Manicômio: a reintegração social como estratégia de intervenção e ressocialização.

O objetivo da visita foi conhecer o histórico da saúde mental no Brasil e oportunizar o conhecimento do trabalho dos psicólogos realizado nas duas unidades.