Publicado em 18 de dezembro de 2009
“Sempre sonhei com o INCA [Instituto Nacional do Câncer]. Queria conhecer, mas nunca imaginei um dia fazer residência lá”. Com um enorme sorriso de felicidade e um indescritível sentimento de vitória, Marcione Aparecida de Souza Moura, que cola grau como Bacharel em Enfermagem pela Faculdade em janeiro, foi selecionada para fazer Residência em Enfermagem Oncológica no INCA. A relação foi de 22 candidatos por vaga e Marcione Moura ficou em décimo primeiro lugar na classificação geral.Marcione conta que sempre leu as publicações do INCA e, nos últimos anos, começou a pensar mais seriamente em tentar a Residência. Estimulada pelos professores Rogério Pinto, Lívia Maria Azevedo Franco e Marcilene Keller, a acadêmica não perdeu a oportunidade quando saiu o edital, se inscreveu e participou da seleção. Depois de passar com 76% de aproveitamento na prova escrita, Marcione Moura teve seu currículo aprovado como o quarto melhor entre os concorrentes. A Residência começa em Março de 2010.
“O que aprendi em sala de aula e nas práticas promovidas pelo Curso de Enfermagem aqui na Faculdade e nos locais de estágio foi fundamental. Tive uma formação de qualidade e isso me levou a ser escolhida para essa Residência. Era tudo que eu queria para a minha vida”, comenta Marcione.
Ao final de dois anos, Marcione Moura retornará a Viçosa com o título de Residente em Enfermagem Oncológica e aqui irá aplicar os conhecimentos adquiridos no INCA.
A Gestora do Curso de Enfermagem da Faculdade, Alessandra Santos de Paula, comemora a escolha de Marcione pelo INCA. “Para nós é mais um indicativo de que estamos trilhando o caminho certo na formação de nossos enfermeiros. Isso traduz a qualidade da nossa proposta pedagógica”, afirma.
Sobre o INCA
O Instituto Nacional de Câncer é o órgão do Ministério da Saúde responsável por desenvolver e coordenar ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil. Essas ações compreendem a assistência médico-hospitalar, prestada direta e gratuitamente aos pacientes com câncer como parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, e a atuação em áreas estratégicas, como prevenção e detecção precoce, formação de profissionais especializados, desenvolvimento da pesquisa e geração de informação epidemiológica.
O INCA coordena vários programas nacionais para o controle do câncer e está equipado com o mais moderno parque público de diagnóstico por imagem da América Latina, o Centro de Pesquisa em Imagem Molecular, inaugurado em outubro de 2009. O modelo de gestão participativa e compartilhada foi implementado na instituição e está em vigor desde 2004.