Internet Gestor de Farmácia alerta para qualidade de informação em portais de saúde

Publicado em 25 de agosto de 2010

Busca de informação na internet requer cautela, diz Gestor da Univiçosa

 
A FioCruz (Fundação Instituto Oswaldo Cruz) estuda a criação de mecanismos para verificar a qualidade das informações sobre saúde disponibilizadas para o público em páginas da internet. Não são raros casos de pacientes que chegam ao consultório médico munidos conhecimentos adquiridos em sites pretensamente especializados em saúde – esse tipo de pessoa ganhou até um nome pomposo: paciente-expert. De olho neste novo perfil, a Escola Nacional de Saúde Pública criou um laboratório para avaliar a qualidade desses conteúdos.
 
O termo “saúde” é um dos mais buscados na rede mundial de computadores, chegando a 12 milhões de acessos diários em todo o mundo, segundo estudo da Universidade de Plymouth (Inglaterra). Para avaliar a qualidade dos dados disponíveis, pesquisadores do LAISS (Laboratório de Internet, Saúde e Sociedade), da FioCruz, pretende lançar recursos que permitam observar a legitimidade do conteúdo, a navegabilidade da página e a legibilidade da informação, aspectos a serem avaliados por especialistas.
 
Melhores portais receberão selo de qualidade
 
Uma lista de páginas confiáveis será publicada pelo LAISS e os sites selecionados receberão um selo de qualidade emitido pela FioCruz. A intenção é evitar a automedicação.
 
“Com a internet, o acesso às informações está cada vez mais fácil. É importante as pessoas terem parâmetros para avaliar os sites. E em se tratando de saúde, informações falsas em sites pouco confiáveis representam um sério risco. Os institucionais se destacam por conter informações fornecidas por profissionais competentes e comprometidos com o conhecimento”, afirma o Farmacêutico Marcos Rodrigo de Oliveira, Gestor do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.