Chimarrão pode reduzir colesterol ruim aponta pesquisa

Publicado em 13 de setembro de 2010

Consumo de chimarrão é tradição no Sul do Brasil

Uma pesquisa indicando que o Chimarrão, bebida tipicamente gaúcha, se ingerido frequentemente, é mais eficaz do que o chá verde na redução do colesterol, foi apresentada recentemente no Congresso da SOCERGS (Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul).

Os pesquisadores avaliaram 210 pacientes com dislipidemia e com sobrepeso com idade entre 35 e 60 anos, e constataram redução média de 4,2% nos níveis sanguíneos do colesterol LDL, popularmente conhecido como mau colesterol, e de 500g no peso corporal, entre aqueles que tomaram um litro de mate diariamente por oito semanas.

“Apesar dos resultados obtidos, esta prática pode não ser muito viável para toda a população, uma vez que o chimarrão é tipicamente da região Sul do Brasil. E é bom ressaltar que não é ele por si só que irá reduzir o colesterol. A atividade física regular e uma alimentação balanceada são fatores importantes para a manutenção dos bons níveis do colesterol sanguíneo”, opinou a acadêmica do sexto período de Nutrição, Lívia Rossi Ribeiro.