Um grupo de mais de 80 alunos de diversos cursos, professoras e a gestora Larisse dos Santos, dos cursos superiores de tecnologia em “Marketing” e “Gestão de Empresas” da FACISA-UNIVIÇOSA (Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da União de Ensino Superior de Viçosa) participaram da palestra de sensibilização do Desafio Sebrae nesta segunda-feira (12), no auditório “Fernando Sabino”, da UFV (Universidade Federal de Viçosa).
Clodoaldo Araújo, vencedor do programa de TV “O Aprendiz 5”, da Rede Record, ministrou a palestra “Seja Sócio do Seu Sucesso”, relatando a sua experiência como empreendedor e como jogador no programa. Clodoaldo estimulou o desafio, tanto no jogo virtual do Desafio Sebrae quanto no empreendedorismo, e destacou a importância de se ter metas claras, determinação, coragem, ousadia, equilíbrio emocional e capacidade de mobilização de recursos e de pessoas.
A equipe do Sebrae no evento, coordenada por seu analista técnico na microrregião de Viçosa, Ivair Segheto, incentivou os jovens universitários a participarem do Desafio e explicou o funcionamento, a metodologia, a premiação e a certificação do jogo. Ele ressaltou as vantagens de participar da única competição do gênero, justamente por envolver decisões estratégicas de gestão e desenvolver a capacidade empreendedora dos acadêmicos.
“A cada ano aumenta o número de jovens participantes atraídos pela possibilidade de provar seu talento empreendedor, e aprender em um jogo que simula com exatidão a realidade empresarial, pois o jogador testa, a cada partida, suas competências e habilidades para tomar decisões, trabalhar em equipe e gerenciar um negócio, além de resolver questões econômico-financeiras, de marketing, contratações de pessoal, dentre outras”, diz Ivair Segheto.
Os universitários de todo o Brasil têm até o final de quinta-feira (15) para se inscreverem.
“A Faculdade considera importante a participação dos seus alunos nestes eventos e destaca o empenho de desenvolver o potencial empreendedor nos jovens universitários. Para alcançar efetivamente este objetivo, os alunos de Gestão de Empresas participam do programa Empresa Simulada, trabalhando neste ano com duas empresas virtuais: um restaurante de comida japonesa e uma papelaria”, afirma a Gestora Larisse Santos.
A Empresa Simulada é uma metodologia aplicada ao ensino que visa estimular o espírito empreendedor nos participantes, iniciativa inovadora na região que possibilita aos universitários a oportunidade de desenvolver suas habilidades de maneira prática. Através dessa metodologia, os acadêmicos de “Gestão de Empresas” atuam como funcionários dos mais diferentes cargos em empresas ficcionais, com governo próprio, bancos, leis, fornecedores, regras de importação e exportação, impostos e outros aspectos existentes no mundo real.
Na avaliação da Professora Ive Brandão, “A Empresa Simulada já faz parte do cotidiano da Faculdade, e o jogo é um desafio estimulante para os nossos alunos que o consideram uma excelente oportunidade de aprender a empreender, com oportunidades de vivenciar situações reais do mercado, podendo aplicar a teoria interdisciplinar na prática real do mercado, lidando com funcionários, sócios-gestores, clientes, concorrentes, banco, fornecedores e governo ligados ao CESBRASIL [Centro Brasileiro de Empresas Simuladas], uma espécie de Estado-Maior da ferramenta”.
Faculdade participa do Desafio Sebrae
Publicado em 13 de abril de 2010